IA e RPA: dupla dinâmica para todo tipo de problema

admin

 

O mercado está mudando. Indústrias e negócios que já estavam num processo constante de melhoramento e informatização foram impulsionados intensamente à digitalização e automatização, em parte por necessidade, e em parte pelo grande avanço das ferramentas disponíveis ao mercado, que têm se tornado cada vez mais resilientes, baratas e acessíveis. 

A Inteligência Artificial (IA) e o Robot Process Automation (RPA) ganham destaque na Transformação Digital. 

A IA fazendo o papel de abstrair e transformar informações para geração de valor: detectando imagens, tomando decisões,  e aprendendo comportamentos.  

Enquanto isso, o RPA é empregado na aceleração e automatização de processos executados manualmente, como o preenchimento de documentos, ou o envio e baixa automática de arquivos. 

Por si só, essas ferramentas possuem um potencial enorme de produzir valor para as empresas reduzindo gastos, aumentando agilidade e produzindo insights que antes passavam despercebidos. Entretanto, o grande diferencial dessas tecnologias vem à tona quando utilizadas em conjunto. 

A IA, apesar de sua flexibilidade e capacidade de abstração, é faminta por dados, e precisa de grandes quantidades de informação para se tornar generalizada e robusta. Usualmente, uma quantidade considerável de tempo é gasta para a aquisição desses dados, tendo de ser coletada manualmente. O RPA, por sua vez, é perfeito para suprir essa necessidade, uma vez que é muito bom em performar atividades repetitivas, tais como coletar dados e baixar documentos.

Essa potencialização mútua da Inteligência Artificial e  do Robotic Process Automation   faz com que as duas apareçam juntas cada vez com mais frequência em soluções de ponta.

 

 

Problemas de interface: Quais os maiores desafios dessa solução IA + RPA?

 

Desenvolver soluções que usam múltiplas estratégias, como no caso do IA+RPA, não são só flores. Para acessar o verdadeiro potencial dessa dupla há vários desafios que devem ser considerados.

A comunicação entre e o planejamento também fazem um papel essencial, uma vez que as estratégias e soluções têm um grande caminho a percorrer de uma ponta à outra. Um time (ou múltiplos times, como muitas vezes é necessário) precisa ser muito bem coordenado para que as tecnologias trabalhem em harmonia e não em dissonância.

 

Outro grande problema é que os softwares, linguagens e ferramentas utilizadas para implementar IA, num geral, existem sem a necessidade de um software, linguagens e ferramentas do RPA, o que requer, muitas vezes,  meios de comunicação adicionais como um banco de dados, APIs e outras interfaces.  

 

Porém, se uma empresa consegue superar esses obstáculos e utilizar as ferramentas em conjunto,  há  ganhos imensuráveis à espera! 

 

4 de setembro de 2025
Cenário Salvo Automático

Categorias

Youtube

Veja todos

Posts Anteriores

4 de setembro de 2025
Cenário Salvo Automático
Por Stephani Laleska 15 de maio de 2025
Está disponível também, dentro dos módulos "Calculadora da Reforma - Entradas" e "Calculadora da Reforma - Saídas" nos resumos "Entradas - Detalhado" e "Saídas - Detalhado", os relatórios com a informação do CNPJ do estabelecimento da empresa e CNPJ/CPF do participante:
15 de maio de 2025
Template pré-preenchido agora está disponível para te auxíliar. Com o intuito de auxiliar as empresas no preenchimento da solicitação de template de dados extra-SPED, criamos um relatório pré-preenchido para facilitar o envio das informações no layout exigido pela calculadora. Nele você pode: Filtrar operações de entrada ou saída; Selecionar os registros específicos que necessita exportar; Trabalhar somente com as operações válidas para simulação (outras entradas como remessas e transferências já são desconsideradas automaticamente). Todas as informações seguem exatamente os valores declarados nos SPEDs, tanto em itens quanto em tributos. Nesse cenário, caso a empresa possua informações de saídas em blocos consolidados, constará apenas as informações disponíveis neste bloco. Exemplo: Uma empresa que escritura as saídas no bloco C180 do Contribuições, nele temos apenas a informação do PIS/COFINS, assim, as colunas dos outros tributos ficarão em branco/zeradas e necessita que a empresa complemente essa informação. *A única exceção ao que foi mencionado acima é o valor de PIS/COFINS das entradas que sempre estará zerado neste relatório, visto que ele é sempre calculado com base nas premissas aplicadas na simulação. Passo a passo:  1 | Dentro do quadro a calculadora, busque o módulo "Template de Dados Extra-SPED Pré-preenchido" 2 | Preencha os filtros: Razão social/CNPJ ou ID+Data do CARD da empresa que deseja exportar as informações; Ano AS IS; Tipo de operação, se é entrada ou saída; Selecione qual/quais registro necessita realizar a exportação. * Lembrando que quando o template for substitutivo, ele deve conter informações de todos os blocos da operação que ele está substituindo (entrada ou saída), mesmo os que não necessitem de ajuste. 3 | Realize o download do relatório:
Ver todos