Live entre ROIT e FBT aborda a Reforma Tributária baseada em dados

Com a votação do texto da Reforma Tributária se aproximando, o debate na sociedade se torna cada vez mais necessário e frequente. Compreender os desdobramentos da PEC 45/2019, bem como seus impactos no contribuinte são de suma importância para todos os setores empresarias.


A ROIT está à frente desse assunto e o debate frequentemente com diversas entidades. No dia 05 de outubro, foi a vez de abordar a Reforma Tributária em uma live no YouTube em parceria com a Faculdade Brasileira de Tributação - FBT.


O tema da live foi "Reforma Tributária baseada em dados: efeitos das principais emendas do Senado". Lucas Ribeiro, advogado tributarista, CEO da ROIT e especialista em hiperautomação tributária e financeira foi um dos palestrantes. Ao lado dele esteve Dr. Luiz Alberto Pereira Filho, Advogado e professor da FBT, especialista em tributação.


Dentre os principais assuntos abordados estão a importância da Reforma Tributária baseada em dados, a análise das principais emendas do Senado e como podem impactar na economia brasileira, e como a tecnologia pode transformar a visão sobre os impactos tributários.


Os speakers ainda aproveitaram a oportunidade para dissertar sobre Calculadora da Reforma Tributária, uma ferramenta criada por ambas as entidades e que tende a gerar um aprimoramento significativo na análise da tributação.


Assista à live completa aqui Reforma Tributária baseada em dados


4 de setembro de 2025
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Por Stephani Laleska 15 de maio de 2025
Está disponível também, dentro dos módulos "Calculadora da Reforma - Entradas" e "Calculadora da Reforma - Saídas" nos resumos "Entradas - Detalhado" e "Saídas - Detalhado", os relatórios com a informação do CNPJ do estabelecimento da empresa e CNPJ/CPF do participante:
15 de maio de 2025
Template pré-preenchido agora está disponível para te auxíliar. Com o intuito de auxiliar as empresas no preenchimento da solicitação de template de dados extra-SPED, criamos um relatório pré-preenchido para facilitar o envio das informações no layout exigido pela calculadora. Nele você pode: Filtrar operações de entrada ou saída; Selecionar os registros específicos que necessita exportar; Trabalhar somente com as operações válidas para simulação (outras entradas como remessas e transferências já são desconsideradas automaticamente). Todas as informações seguem exatamente os valores declarados nos SPEDs, tanto em itens quanto em tributos. Nesse cenário, caso a empresa possua informações de saídas em blocos consolidados, constará apenas as informações disponíveis neste bloco. Exemplo: Uma empresa que escritura as saídas no bloco C180 do Contribuições, nele temos apenas a informação do PIS/COFINS, assim, as colunas dos outros tributos ficarão em branco/zeradas e necessita que a empresa complemente essa informação. *A única exceção ao que foi mencionado acima é o valor de PIS/COFINS das entradas que sempre estará zerado neste relatório, visto que ele é sempre calculado com base nas premissas aplicadas na simulação. Passo a passo:  1 | Dentro do quadro a calculadora, busque o módulo "Template de Dados Extra-SPED Pré-preenchido" 2 | Preencha os filtros: Razão social/CNPJ ou ID+Data do CARD da empresa que deseja exportar as informações; Ano AS IS; Tipo de operação, se é entrada ou saída; Selecione qual/quais registro necessita realizar a exportação. * Lembrando que quando o template for substitutivo, ele deve conter informações de todos os blocos da operação que ele está substituindo (entrada ou saída), mesmo os que não necessitem de ajuste. 3 | Realize o download do relatório:
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