Preço de transferência: MP traz complexidade, mas empresas ganham segurança jurídica

Nova regra deverá acabar com situações de dupla tributação ou dupla não tributação.


Foi publicada nesta quinta-feira (29/12) a Medida Provisória (MP) 1.152/22, que altera a sistemática de preços de transferência no Brasil. A norma, que já era esperada por especialistas e impacta principalmente multinacionais, alinha o Brasil ao padrão utilizado pelos países que integram a OCDE.


A MP acaba com o modelo de preço de transferência com base em margens fixas. Atualmente o contribuinte deve optar por um entre os dez métodos disponíveis: cinco para a importação e cinco para a exportação, em uma sistemática tida como mais simples, porém mais sujeita a distorções e descolada dos parâmetros internacionais.


O preço de transferência é uma forma de calcular a tributação incidente em operações internacionais envolvendo partes relacionadas. Um dos objetivos é evitar a redução indevida das bases de cálculo em operações entre partes ligadas, como controladas ou coligadas. Exemplo desse processo seria, por exemplo, a manipulação de preços tendo como objetivo a transferência de lucro a países com tributação favorecida.


O sistema trazido pela MP é mais complexo em relação ao atual, podendo gerar maior custo de compliance às empresas. Especialistas, porém, apontam que as companhias brasileiras ganham em segurança jurídica, já que estarão adotando um modelo que também é utilizado internacionalmente.


Além disso, a nova regra deverá acabar com situações de dupla tributação ou dupla não tributação em operações envolvendo empresas ligadas localizadas em países distintos. “A regra atual é muito mais simples, mas economicamente as novas regras fazem muito mais sentido, refletem mais a realidade comercial e asseguram a melhor alocação dos lucros”, diz a advogada Luciana Nobrega.


Especialistas apontam como principal ponto positivo da MP a possibilidade de consulta à Receita, viabilizando aos contribuintes alinhar pontos relacionados ao preço de transferência antes da realização da operação. Para tributaristas, o diálogo é fundamental para evitar uma enxurrada de autuações fiscais.


Confira os principais pontos da MP 1.152/22:


Arm’s Length:


A MP cita expressamente a necessidade de observância, pelas empresas, do princípio arm’s length. A metodologia, utilizada pelos países da OCDE, prevê que o preço de transferência seja determinado através do comparativo com operações semelhantes praticadas por partes independentes. A ideia é que seja possível chegar ao valor da operação caso ela fosse praticada por empresas não ligadas.


A medida também traz uma lista de situações que são consideradas como operações entre partes relacionadas. Entram nessa categoria, entre outras, operações entre controlador e controlada, entidades que tenham sócios em comum e que tenham controle em comum.


Métodos:
 

São elencados cinco métodos a serem seguidos pelos contribuintes para a definição da base de cálculo do IRPJ e da CSLL. A MP também abre a possibilidade de utilização de outro método, “desde que a metodologia alternativa adotada produza resultado consistente com aquele que seria alcançado em transações comparáveis realizadas entre partes não relacionadas”.


Ao contrário do sistema atual, porém, o contribuinte não poderá optar pelo método que lhe é mais benéfico. É preciso escolher o método que reflita de forma mais apropriada o valor da operação caso ela fosse realizada entre partes independentes.


Bruna Camargo Ferrari, professora da FGV Direito SP, aponta que “não há total liberdade para escolha dos métodos”. “A seleção depende, entre outros requisitos, da aplicação do método mais adequado de acordo com a natureza da transação controlada realizada, considerando a análise funcional, das informações disponíveis quanto aos compráveis, e ajustes necessários em cada método, para se determinar o mais apropriado”, afirma.


Commodities:
 

A MP prevê uma sistemática específica para as operações envolvendo commodities. De acordo com o texto, quando houver informações confiáveis de preços independentes comparáveis para a commodity transacionada, o contribuinte deverá utilizar o método Preço Independente Comparável (PIC).


Intangíveis:


Assim como as commodities, os intangíveis receberam um tratamento específico na MP. Entram na categoria de intangíveis, entre outros, os royalties, a propriedade intelectual e as patentes.

A metodologia atual tornava difícil o enquadramento das operações envolvendo intangíveis em algum dos métodos existentes. Como consequência os bens conseguiam “escapar” da tributação ou eram subtributados.


“Como os métodos [atuais] são fixos, não há nenhuma flexibilidade para você conseguir ajustar esse preço de transferência aos intangíveis”, define Luciana Nobrega.


Penalidades:
 

A MP obriga o contribuinte a apresentar a documentação utilizada para cálculo do IRPJ e da CSLL, sob pena de multa.


Ainda, o artigo 8º da medida provisória prevê que, caso a Receita identifique que partes não relacionadas não teriam realizado a transação de acordo com o que foi apontado pelo contribuinte, a operação poderá ser desconsiderada pela fiscalização. “É uma norma antielisiva com o potencial de gerar autos de infrações e contencioso tributário”, diz Thais Shingai.


Relação com a Receita Federal:
 

Uma das grandes novidades apontadas por especialistas é a possibilidade de realizar consultas à Receita Federal para alinhar previamente pontos relacionados a operações sujeitas às regras elencadas na MP. Nestes casos, porém, será necessário o pagamento de uma taxa de R$ 80 mil. A consulta tem validade de quatro anos, e para a extensão da vigência é necessário o pagamento de mais R$ 20 mil.


“Se houver uma dúvida sobre qual é o método mais adequado, como aplicar o método, como realizar os ajustes na base de cálculo, o contribuinte vai poder apresentar uma consulta para a Receita Federal”, afirma Thais Shingai.


O diálogo entre Receita e contribuintes é elencado por especialistas como essencial para evitar uma enxurrada de autuações relacionadas às novas regras. Isso porque a nova sistemática é complexa e conta com um alto grau de subjetividade, abrindo espaço para questionamentos pelo Poder Público.


Vigência e regulamentação
 

A MP 1.152/22 precisa passar pelo Congresso para ser convertida em lei e surtir efeitos. Os parlamentares têm até 1º de junho para analisar o texto, sob pena de perda de objeto.


Por envolver Imposto de Renda, mesmo que a MP seja convertida em lei em 2023 as novas regras só valerão a partir de 2024, por conta do princípio da anualidade. O texto da medida provisória, porém, abre a possibilidade para que os contribuintes façam a opção pelas novas regras já no ano que vem.


Mesmo com a conversão da MP em lei caberá à Receita regulamentar diversos pontos da norma. Será necessário esclarecer, por exemplo, quais dados os contribuintes poderão utilizar para a comparação das operações envolvidas com operações entre partes relacionadas e como se dará o sistema de consultas.


Fonte: Lopes & Castelo, 29/12/2022.

Por Stephani Laleska 15 de maio de 2025
Está disponível também, dentro dos módulos "Calculadora da Reforma - Entradas" e "Calculadora da Reforma - Saídas" nos resumos "Entradas - Detalhado" e "Saídas - Detalhado", os relatórios com a informação do CNPJ do estabelecimento da empresa e CNPJ/CPF do participante:

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15 de maio de 2025
Template pré-preenchido agora está disponível para te auxíliar. Com o intuito de auxiliar as empresas no preenchimento da solicitação de template de dados extra-SPED, criamos um relatório pré-preenchido para facilitar o envio das informações no layout exigido pela calculadora. Nele você pode: Filtrar operações de entrada ou saída; Selecionar os registros específicos que necessita exportar; Trabalhar somente com as operações válidas para simulação (outras entradas como remessas e transferências já são desconsideradas automaticamente). Todas as informações seguem exatamente os valores declarados nos SPEDs, tanto em itens quanto em tributos. Nesse cenário, caso a empresa possua informações de saídas em blocos consolidados, constará apenas as informações disponíveis neste bloco. Exemplo: Uma empresa que escritura as saídas no bloco C180 do Contribuições, nele temos apenas a informação do PIS/COFINS, assim, as colunas dos outros tributos ficarão em branco/zeradas e necessita que a empresa complemente essa informação. *A única exceção ao que foi mencionado acima é o valor de PIS/COFINS das entradas que sempre estará zerado neste relatório, visto que ele é sempre calculado com base nas premissas aplicadas na simulação. Passo a passo:  1 | Dentro do quadro a calculadora, busque o módulo "Template de Dados Extra-SPED Pré-preenchido" 2 | Preencha os filtros: Razão social/CNPJ ou ID+Data do CARD da empresa que deseja exportar as informações; Ano AS IS; Tipo de operação, se é entrada ou saída; Selecione qual/quais registro necessita realizar a exportação. * Lembrando que quando o template for substitutivo, ele deve conter informações de todos os blocos da operação que ele está substituindo (entrada ou saída), mesmo os que não necessitem de ajuste. 3 | Realize o download do relatório:
13 de março de 2025
Atualizamos as premissas para cálculo do Imposto Seletivo, de forma que: I) Entradas a) Quando o IS não é calculado: Importação como insumo de produtos fumígenos e bebidas alcoólicas; Devolução de venda em operações de revenda; Aquisição interna de insumos de produtos fumígenos e bebidas alcoólicas por empresas com CNAE industrial desses produtos. Caso seja uma devolução de venda, o CNAE a ser consultado será o da empresa; Quando nenhuma combinação de premissas do item b é atendida. b) Quando o IS é calculado: Importação para uso/consumo de produtos sujeitos ao IS Método de Cálculo: Se o filtro "Alíquota IS" não for preenchido, o IS é igual ao valor do IPI. Se o filtro "Alíquota IS" for preenchido, o IS será calculado conforme a alíquota informada. Importação para revenda de produtos fumígenos e bebidas alcoólicas Método de Cálculo: Se o filtro "Alíquota IS" não for preenchido, o IS é igual ao valor do IPI. Se o filtro "Alíquota IS" for preenchido, o IS será calculado conforme a alíquota informada. Aquisição no mercado interno de produtos com incidência de IS que não tenham regra específica Método de Cálculo: Se o filtro "Alíquota IS" não for preenchido, o IS é igual ao valor do IPI. Se o filtro "Alíquota IS" for preenchido e o CNAE do participante for industrial, o IS será calculado conforme a alíquota informada. Caso seja uma devolução de venda, o CNAE a ser consultado será o da empresa; Se o filtro "Alíquota IS" for preenchido e o CNAE do participante não for industrial, o IS será calculado conforme a alíquota informada e multiplicado pela carga tributária informada (33,71% ou 100%). Caso seja uma devolução de venda, o CNAE a ser consultado será o da empresa. II) Saídas a) Quando o IS não é calculado: Revenda de produtos fumígenos e bebidas alcoólicas quando a origem do CST de ICMS for 1 ou 6 (importação própria); Quando nenhuma combinação de premissas do item b é atendida. b) Quando o IS é calculado: Industrialização de produtos fumígenos e bebidas alcoólicas: Método de Cálculo: Se o filtro "Alíquota IS" não for preenchido, o IS é igual ao valor do IPI. Se o filtro "Alíquota IS" for preenchido, o IS será calculado conforme a alíquota informada. Devolução de compra para revenda quando o CNAE do participante for industrial de produtos sujeitos ao IS: Método de Cálculo: Se o filtro "Alíquota IS" não for preenchido, o IS é igual ao valor do IPI. Se o filtro "Alíquota IS" for preenchido, o IS será calculado conforme a alíquota informada. Saída de produtos sujeitos ao IS por empresas com CNAE industrial desses produtos. Caso seja uma devolução de compra, o CNAE a ser consultado será o do participante: Método de Cálculo: Se o filtro "Alíquota IS" não for preenchido, o IS é igual ao valor do IPI. Se o filtro "Alíquota IS" for preenchido, o IS será calculado conforme a alíquota informada.
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