STF considera constitucional fundos do RJ ligados a benefícios de ICMS

Prevaleceu entendimento de que não houve criação de tributo, mas redução transitória de benefícios fiscais


Por sete votos a três, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) reconheceram a constitucionalidade do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF) e do Fundo Orçamentário Temporário (FOT), ambos do estado do Rio de Janeiro. A fruição de benefícios de ICMS na unidade da federação está condicionada aos depósitos nos dois fundos, criados respectivamente pelas leis 7.428/2016 e 8.645/2019, e destinados a promover o equilíbrio das contas públicas estaduais. O tema é discutido na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5635.


Prevaleceu, no julgamento, o entendimento do relator, ministro Luís Roberto Barroso, que concluiu que não houve a criação de um tributo por meio dos fundos, mas apenas a redução transitória de benefícios fiscais de ICMS em prol do equilíbrio fiscal do estado do Rio.


Porém, Barroso destacou que as leis que instituíram os fundos não consideraram a não-cumulatividade. Assim, o relator estabeleceu que o contribuinte tem direito a compensar o que for devido em cada operação com o crédito referente ao valor cobrado nas etapas anteriores. Além disso, para o julgador, as receitas destinadas aos fundos não podem ser vinculadas a um programa governamental específico.


O ministro André Mendonça divergiu do relator. Mendonça considerou a ADI integralmente procedente. Para ele, houve violação do artigo 167, inciso IV da Constituição Federal (vedação da vinculação de receita de impostos a órgão, fundo ou despesa) e a violação do art. 155, § 2º, inc. XII, g, da Constituição Federal (inobservância da forma definida em lei complementar para concessão de benefícios do ICMS, ou seja, necessidade de autorização do Confaz). Para Mendonça, houve prorrogação do benefício fiscal, à margem da autorização do Confaz.


Os ministros Edson Fachin e Cristiano Zanin acompanharam a divergência. Porém, Zanin seguiu apenas o fundamento relacionado ao Confaz. Os ministros Alexandre de Moraes, Dias Toffoli, Luiz Fux, Gilmar Mendes, Nunes Marques e a ministra Cármen Lúcia acompanharam Barroso, formando maioria a favor do entendimento do relator.


Fonte: Oliveira Augusto Maaze Advogados, 23/10/2023


4 de setembro de 2025
Cenário Salvo Automático

Categorias

Youtube

Veja todos

Posts Anteriores

4 de setembro de 2025
Cenário Salvo Automático
Por Stephani Laleska 15 de maio de 2025
Está disponível também, dentro dos módulos "Calculadora da Reforma - Entradas" e "Calculadora da Reforma - Saídas" nos resumos "Entradas - Detalhado" e "Saídas - Detalhado", os relatórios com a informação do CNPJ do estabelecimento da empresa e CNPJ/CPF do participante:
15 de maio de 2025
Template pré-preenchido agora está disponível para te auxíliar. Com o intuito de auxiliar as empresas no preenchimento da solicitação de template de dados extra-SPED, criamos um relatório pré-preenchido para facilitar o envio das informações no layout exigido pela calculadora. Nele você pode: Filtrar operações de entrada ou saída; Selecionar os registros específicos que necessita exportar; Trabalhar somente com as operações válidas para simulação (outras entradas como remessas e transferências já são desconsideradas automaticamente). Todas as informações seguem exatamente os valores declarados nos SPEDs, tanto em itens quanto em tributos. Nesse cenário, caso a empresa possua informações de saídas em blocos consolidados, constará apenas as informações disponíveis neste bloco. Exemplo: Uma empresa que escritura as saídas no bloco C180 do Contribuições, nele temos apenas a informação do PIS/COFINS, assim, as colunas dos outros tributos ficarão em branco/zeradas e necessita que a empresa complemente essa informação. *A única exceção ao que foi mencionado acima é o valor de PIS/COFINS das entradas que sempre estará zerado neste relatório, visto que ele é sempre calculado com base nas premissas aplicadas na simulação. Passo a passo:  1 | Dentro do quadro a calculadora, busque o módulo "Template de Dados Extra-SPED Pré-preenchido" 2 | Preencha os filtros: Razão social/CNPJ ou ID+Data do CARD da empresa que deseja exportar as informações; Ano AS IS; Tipo de operação, se é entrada ou saída; Selecione qual/quais registro necessita realizar a exportação. * Lembrando que quando o template for substitutivo, ele deve conter informações de todos os blocos da operação que ele está substituindo (entrada ou saída), mesmo os que não necessitem de ajuste. 3 | Realize o download do relatório:
Ver todos