Logo ROIT

A verdadeira transformação digital para um Setor de Compras 4.0 com P2P: Procure To Pay - Conheça o inovador Portal de Compras da ROIT

O setor de compras é fundamental para o funcionamento e o sucesso de qualquer negócio, conheça a solução que vai revolucionar a gestão da sua empresa.

O setor de compras é altamente estratégico para o funcionamento e o sucesso de qualquer negócio, contar com soluções de alta tecnologia para a execução e controle desse setor é essencial quando se espera alcançar resultados acima da média para a companhia.


Mesmo parecendo óbvio para alguns, muitas empresas ainda não possuem um SCM (Supply Chain Management) bem estruturado, com SRM (Supplier Relationship Management), E-Procurement e outras soluções que aceleram o setor de compras, garantem escalabilidade, com governança e compliance.


A rotina de receber e organizar as solicitações de compras de diversas áreas e colaboradores da companhia, tanto de manutenção, suprimentos até produção e vendas, realizar cotações e orçamentos, negociar com fornecedores em busca de melhores preços, prazos de entrega e condições de pagamento pode ser extremamente difícil e sua ineficiência pode acarretar em perdas de tempo e muito dinheiro.


Por outro lado, com a Hiperautomação de Compras, todos estes processos passam a acontecer de forma simples e eficaz, com velocidade em atividades que antes eram manuais, tanto as operacionais como analíticas. Com isso, gera-se economia de recursos, em especial humanos e financeiros, o que pode alavancar os resultados do seu negócio.


Se este é um tema que te interessa e pode resolver as principais dores do setor de compras da sua empresa, continue nesse artigo para encontrar boas perguntas e ótimas respostas!

 

Quais são os principais desafios do setor de compras?

O setor de compras possui desafios bem pontuais e recorrentes, tais como:


  • Falta de clareza dos processos;
  • Pouco tempo para buscar novos fornecedores;
  • Cadastros manuais, checagens visuais de documentos, atrasos e reclamações;
  • Falta ou complexidade na comunicação com os outros departamentos;
  • Falta da padronização de processos;
  • Soluções tecnológicas boas, mas com expressiva quantidade de cliques e atividades humanas.


Mas antes de falar da solução, vamos ver mais sobre eles e entender como podem afetar negativamente o seu negócio.

 

  • Falta de clareza dos processos do setor

No seu setor de compras existe um responsável por relatar a falta de controle de pedidos e prazos? 

A necessidade de alguém encarregado para essa tarefa normalmente ocorre por falta de conhecimento das etapas realizadas no processo, recorrência de itens incorretos, gastos acima do esperado, entre outros, fazendo com que a empresa precise de alguém específico só para inspecionar erros que nem deveriam acontecer.

Isso ocorre devido à falta de clareza desses processos, desencadeia gargalos, ineficiências e falhas, que podem ser resolvidas através de um redesenho dos processos, com Hiperautomação. Dessa forma, é possível traçar um plano de ação que elimine os problemas gerados pelo desconhecimento dos processos, com expressiva redução de dependência de pessoas, resultando em um setor de compras muito mais eficiente e transformado.

 

  • Pouco tempo para buscar novos fornecedores

A rotina de uma empresa é sempre corrida e muitas vezes faz com que o setor de compras trabalhe com os mesmos fornecedores que perdem competitividade podendo elevar os gastos por falta de pesquisas de ofertas melhores. 

Além disso, muitas vezes precisa-se comprar algum item fora do planejamento e o fornecedor habitual pode não conseguir entregar no prazo, por exemplo.

Já imaginou se esse processo de busca pudesse ser mais prático e simplificado, quanto poderia ser economizado em tempo e dinheiro?

 

  • Cadastros manuais, checagens visuais de documentos, atrasos e reclamações 

Os cadastros feitos de forma manual e as checagens visuais não são tão assertivos, necessitam de atenção redobrada e mesmo assim estão sujeitos a erro humano. Estes erros resultam em atrasos que prejudicam o setor inteiro. 

Hoje em dia existem ferramentas que podem simplificar o processo de cadastros com uma margem de erro infinitamente menor. Ao não dar preferência a essas soluções você está limitando o crescimento da sua empresa.

 

  • Falta ou complexidade na comunicação com os outros departamentos

A falta de comunicação e alinhamento entre a área de compras e os outros departamentos da empresa pode gerar dados desencontrados, o que pode ser um enorme dificultador para tomada de decisão assertiva. 

É muito comum que isso aconteça com o departamento financeiro, por exemplo. Para evitar este problema, as ações devem ser integradas para garantir o melhor processo de escolha dos fornecedores, pagamentos e recebimentos.

 

  • Falta da padronização de processos

A falta da padronização de processos influencia diretamente na eficiência do setor de compras, isso porque a normalização vai determinar como e em qual ordem as tarefas devem ser executadas, garantindo o máximo de qualidade nas atividades realizadas.

Para implementar uma padronização seria necessário um mapeamento do fluxo de tarefas para criar as etapas, o que gasta muito tempo, pois muitas vezes é necessário que todos os departamentos envolvidos em compras participem do processo.

Além disso, a padronização vai além da seleção de fornecedores. Ela também inclui a maneira como os pedidos são elaborados através das cotações, aprovações, emissões de ordem de compra, tudo isso precisa seguir uma ordem de prioridade que transite harmonicamente entre os setores.

 

  • Não usar soluções tecnológicas para controlar os processos

Negar o uso de ferramentas de gestão para o setor de compras é dar um tiro no pé, a tecnologia pode ser essencial para melhorar a eficiência e eficácia dos processos.

Com a implantação da solução correta sua empresa pode padronizar processos, identificar falhas a serem corrigidas, eliminar atividades desnecessárias e diminuir a quantidade de erros e retrabalho.

A consequência da escolha de uma solução ideal e inteligente é o aumento da agilidade dos processos e da produtividade da equipe. 

Dessa forma, os profissionais podem focar os seus esforços em atividades estratégicas, em vez das operacionais, e isso traz benefícios significativos à empresa. 

 

A solução: Conheça o Portal de Compras da ROIT

 

Possuímos a solução imbatível para a sua equipe ter mais agilidade ao solicitar, aprovar e gerar pedidos de compras.


Agora você ganha tempo e agilidade em todos os processos da cadeia de suprimentos e e-procurement, podendo focar na estratégia e em economias inteligentes. 


O Portal de Compras é mais uma solução ROIT de Hiperautomação, que além de poder ser adquirido separadamente, também complementa o conjunto do Portal do Fornecedor White-label e a Esteira de Hiperautomação de Entradas.


O Portal de Compras pode ser conectado com o seu ERP, recebendo e enviando as solicitações e aproveitando todos os dados mestres que a sua empresa já possui.


Sua base pode ser criada através da integração do seu ERP que, ao contrário de muitas empresas, é realizada pela própria equipe interna da ROIT através de ERPs, inicialmente PROTHEUS e SAP.


Sua empresa não precisa assumir um custo a parte para realizar essa integração, é um diferencial da ROIT!

E caso não haja um ERP para integração, o uso também pode ser realizado em formato manual, ou também através de importação de dados por planilha ou por nossas APIs, por exemplo.


O Portal do fornecedor pode atender diferentes perfis e departamentos:

  • Solicitante; 
  • Aprovador;
  • Comprador;
  • Gestor de compras.


O formato do portal de compras se assemelha a uma esteira, que já é uma “marca registrada” da ROIT, cuja a ideia é identificar as etapas ou steps de forma visualmente simples, auxiliando a compreensão de todos os departamentos necessários.



Conheça as etapas do Portal de Compras

 

  • Preciso comprar 

A primeira etapa já surge como um diferencial ROIT. Hoje em dia, o ERP até consegue gerar uma requisição, entretanto não é um processo amigável e nem simples de ser realizado. 

No Portal de Compras trazemos algo muito mais intuitivo, através de um formato semelhante ao de um e-commerce, trazendo essa experiência facilitada de compras dentro do portal como se fosse uma compra comum na internet:


No Portal de Compras trazemos o que o cliente já possui homologado dentro do seu próprio ERP, isso facilita muito a utilização e economiza tempo.


Outro grande diferencial é que o solicitante poderá também realizar essa busca em mar aberto, ou seja, na internet, além de dentro do seu próprio sistema. 


Essa busca além de aberta também possui filtros de categoria e marca, além disso, no resultado da busca o portal indica no primeiro quadrante o que há de semelhante ao buscado na internet, e embaixo apresenta o que já está homologado na empresa, resultando em:


  • Tempo humano bem utilizado;
  • Cadastro automático de mercadorias utilizando consulta automática no GTIN (GS1 Brasil);
  • Cadastro automático de itens de serviços a partir da Lei Complementar 116/2003;
  • Definições fiscais a partir da incrível e exclusiva base ROIT com 2,1 bilhões de cenários.


Também é possível, por exemplo, criar um item manualmente, seja esse item um produto ou um serviço mesmo que haja separação no ERP.


Ou seja, no Portal de Compras é possível criar produtos ou serviços separadamente ou juntos, preenchendo os dados cadastrais principais que possuem um padrão, porém podem ser totalmente customizados. 

Dessa forma, ao criar o item ele pode ser adicionado normalmente ao carrinho, que simboliza a parte do pagamento.


No carrinho é possível adicionar as informações que a empresa solicita de cada item, além de preencher as informações adicionais que podem ser manuais ou automatizadas para a economia de tempo. Após esse processo pode ser realizada a solicitação.

 

  • Solicitação de compras

Nessa etapa, a solicitação vai ficar aguardando aprovação, caso a sua empresa tenha isso na regra de negócio. Para isso, um e-mail é enviado para o aprovador através de um motor de aprovação. 


Nesse motor tudo pode ser configurado de acordo com o custo, os itens e quem serão os aprovadores da solicitação de cada item. Essa configuração é feita através de regras e uma vez que a regra for elaborada, será enviada a solicitação automaticamente ao aprovador.


Esse aprovador pré-definido será notificado e ele poderá entrar na solicitação e checar as informações preenchidas pelo solicitante e analisar para aprovar ou recusar a solicitação.


Nessa etapa o aprovador terá 3 opções, após a análise ele pode aprovar ou reprovar adicionando alguma observação ou justificativa, e também existe a opção de enviar uma mensagem direta ao solicitante para que ele justifique aquela compra se necessário, através de um chat dentro da própria plataforma.


Nesse chat todas as trocas de mensagens ficam registradas e documentadas. Uma vez aprovado, o pedido passa para a próxima etapa. 


Dessa forma, na etapa de solicitação entrega temos:


  • Solicitações rápidas e sem burocracias;
  • Preenchimento automático de informações com poderoso machine learning ROIT;
  • Predições de necessidade e alertas de recorrência;
  • Documentação da comunicação entre setores.

 

  • Pendências de compras

A etapa de Pendência de Compras permite que o comprador possa visualizar tudo que foi aprovado nas solicitações.


Nessa etapa ele tem a visão dos itens que estão prontos para negociação e cotação.

Quem atua, então, é o departamento de compras. O comprador terá a visão tanto das solicitações criadas quanto por item.


A visualização por item possibilita agrupar solicitações semelhantes, o que auxilia na negociação com os fornecedores, possibilitando obter o melhor preço pela quantidade de determinado item.

Tudo isso é rastreável, o que pode ser útil também para setores de orçamento dentro de indústrias, por exemplo, o que possibilita trabalhar com muita facilidade.


Nessa etapa é possível fazer a seleção de itens, fornecedores extraídos do ERP ou cadastrados manualmente e adicionar alguma observação se necessário, como prazos, forma de pagamento, local de entrega, entre outros.


Com a etapa de pendência de compras é possível:



  • Ter aprovações alçadas dinamicamente com compliance;
  • Realizar uma definição robusta de regras de negócios para aprovações e alçadas;
  • Possuir o histórico detalhado por item, fornecedor, solicitante e comprador;
  • Alcançar aprovações mais rápidas e eficientes;
  • Garantir transparência em todas as etapas do processo.

 

  • Orçamentos criados

Essa etapa ocorre depois da realização de cotação dos itens e todos os detalhes. Nessa etapa os fornecedores cadastrados têm a possibilidade de visualizar e responder sobre os detalhes da cotação.

Na etapa de Orçamentos Criados também é possível que os fornecedores respondam às cotações. 

Um ponto importante é a possibilidade de verificar a abertura da cotação que aparece como lida ou não lida pelo fornecedor. Também se pode adicionar prazo caso necessário, e mesmo que a cotação esteja em andamento é possível adicionar novos fornecedores.

Outro diferencial estratégico da ROIT é que o portal realiza cotações automáticas a partir do histórico e aprendizado da Inteligência Artificial em outras empresas.

 

  • Jornada de saving:

Dentro da área de orçamentos, aplicamos as 5 jornadas de Saving:

1. Negocial: A comparação da primeira resposta da negociação versus o valor final da compra.

2. Operação Global: Encontra itens iguais ou similares no exterior, agregando os custos de importação e logística.



3. Menor valor: Leilão reverso para obtenção do menor valor junto a fornecedores homologados ou não.

Ou seja, dentro do quadrante da cotação existe uma comparação da primeira resposta da negociação versus o valor final da compra. E além disso, possui também um leilão reverso para obtenção do menor valor junto a fornecedores homologados ou não.



4. Agrupamento: União das solicitações dos clientes ROIT em uma única cotação obtendo grande poder de compra e redução de custos totais.


5. Análise Tributária: Possuímos uma base exclusiva com 2,1 bilhões de cenários tributários e atualizações mensais com robôs, para garantir suas compras pelo melhor custo efetivo e não apenas pelo melhor preço.

Após o final da etapa de orçamento, é possível gerar o pedido.

 

  • Pedidos

Nessa etapa são gerados os pedidos onde o fornecedor entra, aprova e envia.

Para as compras efetuadas, nessa etapa o pedido fica aguardando a aprovação final.

Tanto na etapa de solicitação quanto na etapa de pedidos pode ser realizada a aprovação dos itens. 


  • Compras Efetuadas

Nessa etapa é apresentado o histórico de pedidos efetuados e seu status.

 

  • Recebimento de Compras 

E por fim, o cliente recebe os pedidos no seu próprio ERP onde é feita a baixa no sistema do portal de compras. Essa baixa também pode ser realizada de forma manual.

E tudo isso fica salvo no histórico para consultas posteriores.

 

Motor de regras ROIT

Como mencionado anteriormente, as etapas possuem regras que podem ser customizadas de acordo com a necessidade do seu setor de compras.


Evolua todos os dias com nossos fluxos No-Code:


  • Motor de Regras ROIT permite total customização de regras de negócio;
  • Combine dados de todos os tipos e origens para determinar condições, efeitos, aprovações e notificações;
  • Não dependa de terceiros ou especialistas para evoluir seus processos.

 

Alertas automáticos diretamente no Portal

  • A Inteligência Artificial aprende o comportamento e repetições dos usuários e sugere a criação de regras;
  • Menor dependência humana; 
  • Adeus esquecimentos!

Tenha total visibilidade das suas compras

  • Analytics estratégico para tomada de decisão assertiva;
  • Defina seus indicadores e crie alertas automáticos;
  • Gere relatórios com a periodicidade e conteúdo que desejar;
  • Otimize constantemente seu processo de ponta a ponta a partir dos resultados.

Através do Portal de Compras da ROIT é possível interagir com seus fornecedores como se fossem seus clientes, sem ônus operacionais. 

 

Gostou da nossa solução? Clique aqui agora para saber mais e falar com um especialista, garanta a solução completa para o setor de compras da sua empresa!


E se ainda precisa de mais, também é possível desenhar fluxos de aprovações, fazer cotações e pedidos por fornecedor de forma rápida, simples e organizada utilizando outra solução ROIT, Clique aqui para falar com um especialista e conhecer o nosso Portal do Fornecedor.



Sua empresa também tem o poder de hiperautomatizar o processo completo! Desde a compra e negociação com o fornecedor, à análise tributária, o lançamento contábil, fiscal e até o pagamento. Unifique e hiperautomatize de ponta a ponta a sua empresa com a Esteira de Hiperautomação da ROIT. Tudo automático, com robotização e Inteligência Artificial, integrado ao seu ERP.

Inovação em Governança
Por Lucas Ribeiro 09 abr., 2024
ESG (Environmental, Social, and Governance) representa um conjunto de critérios utilizados para avaliar as práticas sustentáveis e éticas de uma empresa, refletindo seu impacto ambiental (E), responsabilidade social (S) e qualidade de governança (G). Felizmente, muitas empresas têm feito progressos significativos nos aspectos ambientais e sociais, concentrando esforços em reduzir suas pegadas ecológicas e promover práticas melhores de trabalho. Mas é um fato também que o componente de governança frequentemente recebe menos atenção. Talvez seja pela crença de que os grandes ERPs resolvem tudo quando o tema é gestão e qualidade do Back Office . Não vamos tirar o mérito dos softwares de gestão, pelo contrário, eles são fundamentais. Mas são operados por pessoas, que podem errar, intencionalmente ou não, por serem guiados por processos muitas vezes não eficientes, presos ao passado. Logo, para realmente fortalecer o pilar de Governança, o que as empresas devem buscar é assegurar que seus processos financeiros, fiscais e contábeis sejam conduzidos com a menor dependência possível de intervenção humana para garantir a efetividade de todos os pressupostos de ESG. Nesse contexto, a Inteligência Artificial surge como a principal força transformadora do back office , a partir do momento em que os processos podem ser completamente repensados, baseados em aprendizado histórico e aprendizado contínuo, reduzindo significativamente a necessidade de atuação humana desde a origem até a conclusão de todas as etapas envolvidas. Uma outra mudança fundamental pode ser viabilizada com o uso da IA: os lançamentos financeiros, contábeis e fiscais serem iniciados e guiados exclusivamente com um documento (nota fiscal, contrato, boleto, etc.) sem contato humano (touchless document) , algo distante da realidade para muitas empresas que ainda recebem notas fiscais por e-mail (ou fisicamente!) e dependem de um usuário para iniciar e concluir os lançamentos no ERP. Mas sem isso não é possível cumprir a meta de governança em ESG. Essas questões foram superadas pela Equatorial Energia, por exemplo, que sempre investe em inovação e nas melhores práticas ESG. Uma das soluções de IA utilizada é a de I nvoice-To-Pay, da ROIT, com o processo completo de recebimento de notas fiscais de serviços diretamente no Portal do Fornecedor, com processamento completo em menos de 6 minutos, em média, considerando validação de pedido de compra, folha de medição, análise fiscal com IA, contas a pagar e lançamento completo no SAP. Além da redução expressiva de tempo e do aumento de eficiência, a Companhia garante a transparência máxima com fornecedores e o compliance fiscal, itens essenciais no conjunto das melhores práticas de ESG. Libertar as pessoas dos processos de Back Office também aciona o componente Social de ESG, ao permitir que as pessoas se dediquem às atividades mais nobres da Companhia e melhor remuneradas, a partir do consumo de dados em tempo real com Analytics poderosos. Isso é ESG. É permitir que as pessoas cresçam com mais velocidade e se desenvolvam, ao mesmo tempo que são reduzidas as ineficiências de Back Office , que prejudicam o componente de Governança, que turvam a gestão sobre dados passados e obsoletos (fechamento contábil depois do dia 5? Convenhamos, é informação vencida, já foi e não há muito a ser feito). A Governança tributária também é um componente ESG e exige muito mais do que atenção e boas equipes com muito conhecimento; exige cruzamento poderoso de grandes volumes de dados com bases amplas de conhecimento. O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) é a fonte confiável e oficial dos dados tributários e a primeira a ser analisada e questionada pelo Fisco. O que viabiliza, por outro lado, o uso desses dados estruturados para serem comparados com os de outras empresas, de forma anonimizada (algo que a própria Receita Federal faz). Um bom exemplo de aplicação da IA nesse processo de governança tributária é a solução Tax Deep Discovery, da ROIT, capaz de analisar enormes volumes de dados tributários e financeiros, identificando padrões, inconsistências e oportunidades de otimização fiscal, a partir do cruzamento com mais de 2,1 bilhões de cenários já mapeados. Esse nível de análise e automação não apenas aprimora a conformidade e reduz riscos, mas também fortalece a confiança dos stakeholders, ao garantir que as práticas tributárias da empresa estão alinhadas com os mais altos padrões de integridade e transparência. Além disso, a IA consegue identificar riscos potenciais que poderiam passar despercebidos pelo olhar humano, oferecendo insights valiosos para uma tomada de decisão mais robusta. Isso significa que, ao invés de simplesmente reagir a problemas de compliance quando eles surgem, a Companhia pode se antecipar, evitando complicações antes mesmo que elas ocorram. A IA está se tornando indispensável para empresas que querem manter suas operações eficientes e alinhadas com os valores de sustentabilidade e responsabilidade social que definem os critérios ESG. A chamada “Agenda Verde” em matéria tributária foi contemplada, inclusive, pela Reforma Tributária, na Emenda Constitucional 132/2023, promulgada em 20/12/2023 com a inclusão expressa dos componentes de ESG: Art. 145, §3º “O Sistema Tributário Nacional deve observar os princípios da simplicidade, da transparência, da justiça tributária, da cooperação e da defesa do meio ambiente”. Diante da alta relevância do compromisso ESG e dos seus impactos positivos para toda a sociedade, cada vez mais empresas buscam inovar em Governança, aplicando IA no Back Office, com hiperautomação, mudança de cultura e, principalmente, repensando processos e sua forma de se relacionar com clientes e fornecedores. Com mais de 500 empresas, médias e grandes, já atendidas pela ROIT, tive o privilégio de conduzir ou acompanhar boa parte delas em sua transformação digital em Governança do Back Office e Governança Tributária, usando nossas soluções de IA nos últimos 5 anos. A partir disso, fiz um breve resumo em 7 passos, que pode facilitar a integração bem-sucedida da IA na governança, além de reforçar o comprometimento com as melhores práticas sustentáveis e responsáveis, essenciais para uma sólida estratégia ESG: 1. Defina com clareza os objetivos e dê poder para uma condução transversal entre diferentes áreas Um dos grandes desafios para a transformação efetiva do Back Office , alinhado com as melhores práticas de ESG, é o fato de envolver diferentes áreas, pessoas e até diretorias. Não são raros os conflitos entre o diretor de compras, o CFO, o Head de Tax, o diretor de contabilidade, a auditoria e, claro o CTO, porque se trata de mexer nos processos, nos times e na tecnologia de todas essas pessoas e muitas outras. Integrá-las (de verdade) exige que o CEO dê poder para uma delas conduzir a transformação. Nos nossos clientes, temos visto a liderança partir de uma diretoria de transformação digital diretamente ligada ao CEO e, em muitos casos, liderada por Tax, apoiada pelo CFO. Em todos os casos, com apoio indispensável de TI, para garantir a segurança e integração assertiva com o ERP. 2. Jogue fora os vícios e processos ultrapassados Muitas empresas (equivocadamente, na minha humilde opinião) gastam meses mapeando processos para só automatizá-los depois. Além de um desperdício tremendo de tempo e dinheiro, isso é “robotizar o erro”. Esqueça o “AS IS” e foque no “TO BE” inovador, com foco em como obter resultados superiores, com o Mínimo Humano Possível. 3. Teste diferentes tecnologias e soluções antes de escolhê-las Pesquise e selecione as ferramentas e soluções de IA mais adequadas, que tragam conteúdo e as melhores práticas, em nuvem, com alta escalabilidade, segurança e, principalmente, que atendam ao conceito de OTT (Over-The-Top) . Quanto mais agnóstica a solução, melhor, para comportar o crescimento e evolução da sua empresa. Teste as soluções, comparando tudo que foi feito nos últimos 3 meses, por exemplo, no seu Back Office , para serem operados pela solução de IA. Isso garantirá uma análise legítima baseada no seu cenário, na sua realidade de complexidade e especificidades. Mas sem se prender ao “COMO”, afinal, o processo precisa ser melhor, o “TO BE” tem que ser inovador. 4. Deixe as pessoas tranquilas para inovarem, com a transformação digital responsável: cultura, transparência e comunicação Quando as pessoas entendem o poder da IA elas ficaram realmente preocupadas. Elas passam a acreditar que a perda do seu emprego ou do seu poder é algo factível e de curtíssimo prazo. Por isso, é fundamental tranquilizá-las, com planos de realocação e crescimento profissional, acompanhados pelas disrupções dos processos, métodos e tecnologias que serão implementadas. Fomente uma cultura organizacional que valorize a inovação, a aprendizagem contínua e a sustentabilidade. Mantenha a transparência sobre o uso de IA e seus impactos nos objetivos de ESG com stakeholders internos e externos. Comunique progressos, aprendizados e sucessos regularmente, promovendo uma imagem positiva da empresa. 5. Implementação Gradual com Quick-Wins Comece pelo que dói mais. As áreas mais críticas e com maiores volumes são as que podem gerar ganhos rápidos e comprovar o valor da inovação. Muitos dos nossos clientes na ROIT da solução de Invoice-To-Pay, por exemplo, começaram implementando a transformação no fluxo completo de Notas Fiscais de Serviços Tomados, que não têm padronização e são recheadas de complexidades, erros, multas e até autuações fiscais. Com poucas semanas já conseguem resolver problemas crônicos que se arrastam por anos. 6. Monitoramento e Avaliação de Indicadores Comparáveis Defina com clareza o que é esperado pela inovação em Governança do Back Office , com KPIs possíveis de serem monitorados. Minha sugestão é usar “ % de documentos SEM intervenção humana ” - que pode iniciar baixo, e com o aprendizado e retreino de IA pode atingir níveis superiores a 95% - e “ Tempo Médio de Intervenção Humana ”- para medir as exceções que exigirem ação humana, o tempo deve ser o menor possível, afinal, o tempo é raro e caro. Deve ser utilizado em atividades nobres, nas análises profundas e decisões estratégicas. 7. Feedback e Melhoria Contínua A inovação de hoje estará defasada em breve, por isso é fundamental poder reavaliar, repensar e evoluir os processos facilmente, com uma solução low-code e de alto poder de aprendizado de IA. Até aqui é o presente, talvez emergencial em muitos aspectos, dependendo do nível de eficiência em Governança que a sua empresa está hoje. Mas saiba que o FUTURO DA GOVERNANÇA É EM BLOCKCHAIN: com transparência e segurança inquestionáveis, com execução automática e auditoria real-time de todas as operações contábeis, fiscais e financeiras. A adoção de registros contábeis e financeiros em blockchain é uma revolução para a governança corporativa, trazendo um nível inédito de confiabilidade para as operações empresariais. Essa tecnologia de natureza descentralizada e imutável, permite que as transações sejam registradas de maneira segura e inalterável, garantindo a integridade dos dados financeiros, sem espaço para criatividade contábil e manipulação fiscal. Para empresas comprometidas com as práticas de ESG, o blockchain é uma ferramenta poderosa para fortalecer a confiança dos stakeholders , incluindo o fisco. A implementação de registros em blockchain pode simplificar auditorias, reduzir a possibilidade de fraudes e erros humanos, e garantir uma verdade única e confiável sobre as posições financeiras da empresa. Isso melhora radicalmente a eficiência operacional e posiciona a empresa na vanguarda da inovação em governança, alinhando suas práticas de gestão com os mais altos padrões de responsabilidade e integridade exigidos hoje pelo mercado e pela sociedade. Se você quer impulsionar o sucesso da sua empresa e da sua carreira entre em contato com os nossos especialistas em Inteligência Artificial e conheça nossas soluções: roit.com.br

Categorias

Youtube

Veja todos

Posts Anteriores

Inovação em Governança
Por Lucas Ribeiro 09 abr., 2024
ESG (Environmental, Social, and Governance) representa um conjunto de critérios utilizados para avaliar as práticas sustentáveis e éticas de uma empresa, refletindo seu impacto ambiental (E), responsabilidade social (S) e qualidade de governança (G). Felizmente, muitas empresas têm feito progressos significativos nos aspectos ambientais e sociais, concentrando esforços em reduzir suas pegadas ecológicas e promover práticas melhores de trabalho. Mas é um fato também que o componente de governança frequentemente recebe menos atenção. Talvez seja pela crença de que os grandes ERPs resolvem tudo quando o tema é gestão e qualidade do Back Office . Não vamos tirar o mérito dos softwares de gestão, pelo contrário, eles são fundamentais. Mas são operados por pessoas, que podem errar, intencionalmente ou não, por serem guiados por processos muitas vezes não eficientes, presos ao passado. Logo, para realmente fortalecer o pilar de Governança, o que as empresas devem buscar é assegurar que seus processos financeiros, fiscais e contábeis sejam conduzidos com a menor dependência possível de intervenção humana para garantir a efetividade de todos os pressupostos de ESG. Nesse contexto, a Inteligência Artificial surge como a principal força transformadora do back office , a partir do momento em que os processos podem ser completamente repensados, baseados em aprendizado histórico e aprendizado contínuo, reduzindo significativamente a necessidade de atuação humana desde a origem até a conclusão de todas as etapas envolvidas. Uma outra mudança fundamental pode ser viabilizada com o uso da IA: os lançamentos financeiros, contábeis e fiscais serem iniciados e guiados exclusivamente com um documento (nota fiscal, contrato, boleto, etc.) sem contato humano (touchless document) , algo distante da realidade para muitas empresas que ainda recebem notas fiscais por e-mail (ou fisicamente!) e dependem de um usuário para iniciar e concluir os lançamentos no ERP. Mas sem isso não é possível cumprir a meta de governança em ESG. Essas questões foram superadas pela Equatorial Energia, por exemplo, que sempre investe em inovação e nas melhores práticas ESG. Uma das soluções de IA utilizada é a de I nvoice-To-Pay, da ROIT, com o processo completo de recebimento de notas fiscais de serviços diretamente no Portal do Fornecedor, com processamento completo em menos de 6 minutos, em média, considerando validação de pedido de compra, folha de medição, análise fiscal com IA, contas a pagar e lançamento completo no SAP. Além da redução expressiva de tempo e do aumento de eficiência, a Companhia garante a transparência máxima com fornecedores e o compliance fiscal, itens essenciais no conjunto das melhores práticas de ESG. Libertar as pessoas dos processos de Back Office também aciona o componente Social de ESG, ao permitir que as pessoas se dediquem às atividades mais nobres da Companhia e melhor remuneradas, a partir do consumo de dados em tempo real com Analytics poderosos. Isso é ESG. É permitir que as pessoas cresçam com mais velocidade e se desenvolvam, ao mesmo tempo que são reduzidas as ineficiências de Back Office , que prejudicam o componente de Governança, que turvam a gestão sobre dados passados e obsoletos (fechamento contábil depois do dia 5? Convenhamos, é informação vencida, já foi e não há muito a ser feito). A Governança tributária também é um componente ESG e exige muito mais do que atenção e boas equipes com muito conhecimento; exige cruzamento poderoso de grandes volumes de dados com bases amplas de conhecimento. O SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) é a fonte confiável e oficial dos dados tributários e a primeira a ser analisada e questionada pelo Fisco. O que viabiliza, por outro lado, o uso desses dados estruturados para serem comparados com os de outras empresas, de forma anonimizada (algo que a própria Receita Federal faz). Um bom exemplo de aplicação da IA nesse processo de governança tributária é a solução Tax Deep Discovery, da ROIT, capaz de analisar enormes volumes de dados tributários e financeiros, identificando padrões, inconsistências e oportunidades de otimização fiscal, a partir do cruzamento com mais de 2,1 bilhões de cenários já mapeados. Esse nível de análise e automação não apenas aprimora a conformidade e reduz riscos, mas também fortalece a confiança dos stakeholders, ao garantir que as práticas tributárias da empresa estão alinhadas com os mais altos padrões de integridade e transparência. Além disso, a IA consegue identificar riscos potenciais que poderiam passar despercebidos pelo olhar humano, oferecendo insights valiosos para uma tomada de decisão mais robusta. Isso significa que, ao invés de simplesmente reagir a problemas de compliance quando eles surgem, a Companhia pode se antecipar, evitando complicações antes mesmo que elas ocorram. A IA está se tornando indispensável para empresas que querem manter suas operações eficientes e alinhadas com os valores de sustentabilidade e responsabilidade social que definem os critérios ESG. A chamada “Agenda Verde” em matéria tributária foi contemplada, inclusive, pela Reforma Tributária, na Emenda Constitucional 132/2023, promulgada em 20/12/2023 com a inclusão expressa dos componentes de ESG: Art. 145, §3º “O Sistema Tributário Nacional deve observar os princípios da simplicidade, da transparência, da justiça tributária, da cooperação e da defesa do meio ambiente”. Diante da alta relevância do compromisso ESG e dos seus impactos positivos para toda a sociedade, cada vez mais empresas buscam inovar em Governança, aplicando IA no Back Office, com hiperautomação, mudança de cultura e, principalmente, repensando processos e sua forma de se relacionar com clientes e fornecedores. Com mais de 500 empresas, médias e grandes, já atendidas pela ROIT, tive o privilégio de conduzir ou acompanhar boa parte delas em sua transformação digital em Governança do Back Office e Governança Tributária, usando nossas soluções de IA nos últimos 5 anos. A partir disso, fiz um breve resumo em 7 passos, que pode facilitar a integração bem-sucedida da IA na governança, além de reforçar o comprometimento com as melhores práticas sustentáveis e responsáveis, essenciais para uma sólida estratégia ESG: 1. Defina com clareza os objetivos e dê poder para uma condução transversal entre diferentes áreas Um dos grandes desafios para a transformação efetiva do Back Office , alinhado com as melhores práticas de ESG, é o fato de envolver diferentes áreas, pessoas e até diretorias. Não são raros os conflitos entre o diretor de compras, o CFO, o Head de Tax, o diretor de contabilidade, a auditoria e, claro o CTO, porque se trata de mexer nos processos, nos times e na tecnologia de todas essas pessoas e muitas outras. Integrá-las (de verdade) exige que o CEO dê poder para uma delas conduzir a transformação. Nos nossos clientes, temos visto a liderança partir de uma diretoria de transformação digital diretamente ligada ao CEO e, em muitos casos, liderada por Tax, apoiada pelo CFO. Em todos os casos, com apoio indispensável de TI, para garantir a segurança e integração assertiva com o ERP. 2. Jogue fora os vícios e processos ultrapassados Muitas empresas (equivocadamente, na minha humilde opinião) gastam meses mapeando processos para só automatizá-los depois. Além de um desperdício tremendo de tempo e dinheiro, isso é “robotizar o erro”. Esqueça o “AS IS” e foque no “TO BE” inovador, com foco em como obter resultados superiores, com o Mínimo Humano Possível. 3. Teste diferentes tecnologias e soluções antes de escolhê-las Pesquise e selecione as ferramentas e soluções de IA mais adequadas, que tragam conteúdo e as melhores práticas, em nuvem, com alta escalabilidade, segurança e, principalmente, que atendam ao conceito de OTT (Over-The-Top) . Quanto mais agnóstica a solução, melhor, para comportar o crescimento e evolução da sua empresa. Teste as soluções, comparando tudo que foi feito nos últimos 3 meses, por exemplo, no seu Back Office , para serem operados pela solução de IA. Isso garantirá uma análise legítima baseada no seu cenário, na sua realidade de complexidade e especificidades. Mas sem se prender ao “COMO”, afinal, o processo precisa ser melhor, o “TO BE” tem que ser inovador. 4. Deixe as pessoas tranquilas para inovarem, com a transformação digital responsável: cultura, transparência e comunicação Quando as pessoas entendem o poder da IA elas ficaram realmente preocupadas. Elas passam a acreditar que a perda do seu emprego ou do seu poder é algo factível e de curtíssimo prazo. Por isso, é fundamental tranquilizá-las, com planos de realocação e crescimento profissional, acompanhados pelas disrupções dos processos, métodos e tecnologias que serão implementadas. Fomente uma cultura organizacional que valorize a inovação, a aprendizagem contínua e a sustentabilidade. Mantenha a transparência sobre o uso de IA e seus impactos nos objetivos de ESG com stakeholders internos e externos. Comunique progressos, aprendizados e sucessos regularmente, promovendo uma imagem positiva da empresa. 5. Implementação Gradual com Quick-Wins Comece pelo que dói mais. As áreas mais críticas e com maiores volumes são as que podem gerar ganhos rápidos e comprovar o valor da inovação. Muitos dos nossos clientes na ROIT da solução de Invoice-To-Pay, por exemplo, começaram implementando a transformação no fluxo completo de Notas Fiscais de Serviços Tomados, que não têm padronização e são recheadas de complexidades, erros, multas e até autuações fiscais. Com poucas semanas já conseguem resolver problemas crônicos que se arrastam por anos. 6. Monitoramento e Avaliação de Indicadores Comparáveis Defina com clareza o que é esperado pela inovação em Governança do Back Office , com KPIs possíveis de serem monitorados. Minha sugestão é usar “ % de documentos SEM intervenção humana ” - que pode iniciar baixo, e com o aprendizado e retreino de IA pode atingir níveis superiores a 95% - e “ Tempo Médio de Intervenção Humana ”- para medir as exceções que exigirem ação humana, o tempo deve ser o menor possível, afinal, o tempo é raro e caro. Deve ser utilizado em atividades nobres, nas análises profundas e decisões estratégicas. 7. Feedback e Melhoria Contínua A inovação de hoje estará defasada em breve, por isso é fundamental poder reavaliar, repensar e evoluir os processos facilmente, com uma solução low-code e de alto poder de aprendizado de IA. Até aqui é o presente, talvez emergencial em muitos aspectos, dependendo do nível de eficiência em Governança que a sua empresa está hoje. Mas saiba que o FUTURO DA GOVERNANÇA É EM BLOCKCHAIN: com transparência e segurança inquestionáveis, com execução automática e auditoria real-time de todas as operações contábeis, fiscais e financeiras. A adoção de registros contábeis e financeiros em blockchain é uma revolução para a governança corporativa, trazendo um nível inédito de confiabilidade para as operações empresariais. Essa tecnologia de natureza descentralizada e imutável, permite que as transações sejam registradas de maneira segura e inalterável, garantindo a integridade dos dados financeiros, sem espaço para criatividade contábil e manipulação fiscal. Para empresas comprometidas com as práticas de ESG, o blockchain é uma ferramenta poderosa para fortalecer a confiança dos stakeholders , incluindo o fisco. A implementação de registros em blockchain pode simplificar auditorias, reduzir a possibilidade de fraudes e erros humanos, e garantir uma verdade única e confiável sobre as posições financeiras da empresa. Isso melhora radicalmente a eficiência operacional e posiciona a empresa na vanguarda da inovação em governança, alinhando suas práticas de gestão com os mais altos padrões de responsabilidade e integridade exigidos hoje pelo mercado e pela sociedade. Se você quer impulsionar o sucesso da sua empresa e da sua carreira entre em contato com os nossos especialistas em Inteligência Artificial e conheça nossas soluções: roit.com.br
Por Lucas Ribeiro 26 mar., 2024
Muitas empresas ainda enfrentam o crônico desafio da ineficiência em gestão de compras, escriturações fiscais de entradas e pagamentos a fornecedores. Erros, atrasos, multas e juros são apenas alguns dos reflexos percebidos por diferentes áreas, principalmente dos requisitantes, que precisam atender e contornar situações desastrosas com fornecedores, quando não precisam se preocupar até mesmo em lançar notas fiscais e conhecer regras de retenções, bases de cálculo e alíquotas (um absurdo, convenhamos). Os fornecedores têm até evitado trabalhar com grandes corporações que, apesar da capacidade financeira admirável, acabam por atrasar ou dificultar demais o recebimento de notas fiscais e pagamentos. Em geral, por pura burocracia interna. O processo de pagamento a fornecedores é dependente de várias etapas, diferentes pessoas e áreas, iniciando-se na requisição de compra e percorrendo uma extensa jornada que envolve validações fiscais e contábeis, até alcançar o departamento de contas a pagar e, finalmente, serem processadas no banco. Esse labirinto operacional é ainda mais complicado pela diversidade e pelo volume de documentos — notas fiscais de mercadorias adquiridas, notas fiscais de serviços tomados, conhecimentos de transporte, faturas, notas de débitos, boletos bancários, invoices, pedidos de compra — que chegam em momentos distintos, formatos diversos (XML, PDF, Imagem) e por diferentes canais (e-mails, baixas automáticas, portais, etc). As médias e grandes companhias, agora mais do que nunca, precisam adotar estratégias de centralização e hiperautomação, confiando a gestão integral do fluxo para “ Procure-To-Pay ”, uma área com super poderes, já implementada por muitas companhias globais. É a área de P2P a responsável por integrar e otimizar essas operações, garantindo agilidade, precisão e, sobretudo, pontualidade nos pagamentos e no relacionamento com fornecedores e requisitantes internos. Para garantir o sucesso da implementação em Procure-To-Pay é essencial a implementação da Inteligência Artificial e da hiperautomação, introduzindo a capacidade de aprender e de se adaptar a padrões complexos e tomar decisões. Isso aumenta a assertividade, a velocidade de processamento e reduz o risco de erros humanos, além de liberar recursos valiosos para tarefas mais estratégicas. À medida que avançamos para um futuro cada vez mais digitalizado, a hiperautomação end-to-end , alimentada pela inteligência artificial, define o novo padrão para a excelência operacional no universo do P2P, prometendo transformar radicalmente a maneira como as empresas conduzem suas operações financeiras. A integração de compras, contabilidade, gestão de fornecedores, recebimento fiscal, controladoria, tax , tesouraria (contas a pagar) e até auditoria, por si só, já representam uma baita transformação e evolução. Mas quero destacar aqui dez tendências que acredito serem as principais em Procure-To-Pay nos próximos 5 anos, em busca de eficácia operacional e excelência estratégica: Hiperautomação End-To-End do Processo de Pagamentos, com aplicações de IA : a hiperautomação utiliza uma combinação de tecnologias, incluindo Inteligência Artificial (IA), robotização, big data e analytics, para automatizar todas as etapas de processos de P2P de ponta a ponta, das mais simples até as mais complexas. Isso não apenas acelera o ciclo de pagamento, mas também elimina erros humanos. A abordagem da ROIT para incorporar IA reflete esta tendência, possibilitando a análise e processamento automáticos de notas fiscais, boletos, invoices e faturas, de ponta a ponta, oferecendo insights preditivos que otimizam as decisões financeiras. Conheça a Esteira de Invoice-To-Pay: 2. Integração Perfeita entre Compras, Fiscal, Contábil e Contas a Pagar : a integração entre essas áreas é fundamental para maximizar a eficiência operacional e reduzir atritos no processo. O desafio da transformação é reunir os líderes dessas áreas e convencê-los a entregar boa parte de suas atividades para uma plataforma única de hiperautomação. As empresas que o fizeram colhem os frutos dessa mudança, conseguem ter visão integral e real time do processo, além de serem extremamente estratégicas na gestão e tomada de decisões. 3. Gestão Compartilhada com Fornecedores e um Portal de Fornecedores Self-Service : o Portal de Fornecedores é utilizado por diversas companhias, mas muitos de maneira limitada e onerosa operacionalmente ao fornecedor. A tendência que acredito é de Portais realmente colaborativos, que ofereçam facilidades aos fornecedores, como cadastros rápidos, atualizações automáticas, validações de conta bancária em tempo real (sem a necessidade de enviar comprovante da conta bancária), envio e acompanhamento de documentos, notas fiscais, faturas e boletos, possibilidade de antecipar recebíveis em poucos clientes e, até mesmo, gerar relatórios prontos de tributos retidos. Tudo isso já é possível com o Portal do Fornecedor da ROIT ;) Veja mais no meu outro artigo Melhores Práticas para a Implementação de um Portal do Fornecedor e os Benefícios para Gestão de Compras e Contas a Pagar . 4. Detecção e Prevenção de Fraudes : a utilização de tecnologias avançadas para identificar padrões anormais e potenciais fraudes com IA é essencial para garantir a segurança do processo que mais movimenta recursos financeiros em uma empresa, o Procure-to-Pay (P2P). Notas canceladas, contas bancárias falsas, boletos divergentes, notas fiscais fabricadas e registros contábeis falsos, exigem soluções tecnológicas sofisticadas de combate à fraude. Confiar exclusivamente na vigilância humana para monitorar essas atividades só aumenta a probabilidade de erros e desvios financeiros. Para saber mais sobre esse tema, recomendo a leitura do meu artigo Pagamentos Sob Suspeita: Desvendando Fraudes no Contas a Pagar e nos Lançamentos Contábeis e Fiscais . 5. Antecipação de Pagamentos a Fornecedores. Redução do Custo Financeiro aos Fornecedores : oferecer opções de pagamento antecipado beneficia tanto fornecedores, por melhorar o fluxo de caixa com condições de juros melhores (pois o risco é menor - Risco Sacado), quanto a sua empresa, que pode operar com FIDC próprio ou gerar receita de rebate usando outros fundos. Essa oferta ainda encontra resistências, em razão do efeito “Americanas”, que escolheu um caminho não ortodoxo, digamos assim. Mas é perfeitamente lícita a operação de “Risco Sacado” e pode ser contabilizada corretamente pela sua empresa, inclusive, de maneira totalmente automática, sem depender de pessoas para operar o crédito aos fornecedores. 6. Controles de Compliance e Regulatórios : manter a conformidade com as leis e regulamentos locais e internacionais é indiscutível. Mas como garantir que todas as regras de negócio sejam respeitadas pelas pessoas dentro da organização? Ainda que muitos ERPs tenham controles rigorosos, nós sabemos que a vida real é diferente e permite uma série de contornos, o que fica totalmente distante quando se tem uma IA operando em conjunto, para pré-auditar ou ainda para executar a auditoria real time no fluxo completo. Essa é uma grande tendência: auditorias em tempo real. 7. Analytics Poderosos com Relatórios Financeiros e Análises Avançadas : enquanto muita gente espera fechar o mês, a tendência aqui é de análises em tempo real, dashboards recheados de cruzamentos de dados e, principalmente, análises preditivas, baseadas em histórico e projeções. Mudança no comportamento de preços por itens, por fornecedor, por região, por período são apenas algumas das informações valiosas a serem fornecidas e consumidas pela área estratégica de P2P. 8. Blockchain para Transparência e Segurança : o blockchain tem o potencial de revolucionar o P2P, oferecendo uma segurança incomparável e transparência em cada transação, sem a interferência e manipulação humana. Embora a implementação possa ser complexa, a integração de tecnologias de blockchain nas soluções da ROIT, por exemplo, já são possíveis e garantem o que há de mais sofisticado em confiabilidade de dados. 9. Utilização de Soluções OTT (Over-The-Top) Integrando Todas as Plataformas da Companhia : a cada dia que passa temos mais soluções de tecnologia especializadas. Provavelmente você tem na sua empresa um ERP (SAP, Protheus, Oracle), um CRM (SalesForce, HubSpot), um sistema de chamados como ServiceNow ou Jira, um sistema de atendimento, um de transporte e, claro, o bom e velho Excel de guerra. Não é verdade? Mas fazer todos esses sistemas falarem a mesma língua não é uma tarefa fácil, em especial quando eles precisam entender de contabilidade, fiscal, financeiro e compras. Se você ainda não leu, reserve um tempo especial para esse artigo: Como vencer as 4 versões da verdade na gestão fiscal e financeira com IA e a Inovação OTT (Over-The-Top) da ROIT . 10. Eliminação Máxima de Etapas Humanas nos Processos, com a Aplicação do Mínimo Humano Possível : a Inteligência Artificial permite libertar as pessoas de inúmeras tarefas operacionais e analíticas, para que elas possam focar em atividades de maior valor agregado. No entanto, você já parou para pensar quanto do seu dia é consumido lendo e respondendo e-mails? Quanto tempo é necessário para aprovar um pedido de compra? E quanto a receber notas fiscais, abrir e-mails, visualizar PDFs, responder ou encaminhar essas mensagens? É provável que muitos de nós não tenhamos a exata noção desses tempos, muito menos acesso a esses dados detalhados. Essa falta de conhecimento e medição precisa nos impede de valorizar adequadamente nosso recurso mais escasso e valioso: o tempo! Por isso, uma grande tendência em P2P é o “Mínimo Humano Possível” com o controle rigoroso de Time Tracking . Você pode se aprofundar nesse artigo sobre essa tendência: Invoice-To-Pay: A Inteligência Artificial e o Mínimo Humano Possível nessa jornada . Estas tendências não são apenas transformações tecnológicas; elas representam um novo paradigma no mundo corporativo, onde a inovação, a eficiência e a segurança caminham lado a lado, quando diversos processos são repensados, recriados e unificados com IA e a hiperautomação. Se você quer impulsionar o sucesso da sua empresa e da sua carreira, em um mercado cada vez mais competitivo, entre em contato com os nossos especialistas em hiperautomação e conheça nossas soluções: https://www.roit.com.br/produto/esteira-de-invoice-to-pay
Notícias tributárias ROIT
12 mar., 2024
Em vista disso, a exclusão do ICMS-ST da base de cálculo do PIS e da Cofins somente será válida a partir de 14.12.2023, exceto para os contribuintes que discutem a questão em ações judiciais em procedimentos administrativos.
Ver todos
Share by: