CARF decide que a falta da retificação da GFIP não impede compensação de créditos tributários

Conforme apontado pelos conselheiros, o não cumprimento da obrigação acessória não resulta na perda do direito de reaver o valor indevidamente pago em tributos



Em uma decisão proferida pela 2ª Turma da Câmara Superior do CARF (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais), os conselheiros concluíram que a falta de retificação da GFIP não constitui um impedimento para que o contribuinte realize a compensação de tributos pagos de forma indevida.


O caso em questão envolve um recurso interposto pela Nestlé Brasil LTDA, que contestou a glosa feita pela Receita Federal do Brasil em relação à declaração de compensação de contribuições previdenciárias referentes ao pagamento de abono único e outras formas de ajuda de custo concedidas aos seus empregados.


De acordo com os detalhes apresentados no processo, a Nestlé identificou o recolhimento indevido e apresentou as declarações de compensação, embora não tenha efetuado a retificação da GFIP referente ao recolhimento original. Como resultado, a Receita Federal negou a compensação solicitada pela Nestlé com base na ausência de retificação das declarações originais.


A Nestlé obteve uma vitória por maioria de votos (cinco votos a três). O relator do processo, conselheiro Marcelo Milton da Silva Risso, afirmou que a falta de retificação não impede a compensação nem afeta o direito do contribuinte de reaver os valores pagos indevidamente. Além disso, a legislação prevê uma penalidade específica para o descumprimento da obrigação de retificação das obrigações acessórias originais.


Vale ressaltar que a própria Receita Federal reconheceu a existência dos valores pagos indevidamente, o que invalida qualquer impedimento à compensação desses valores.


Essa não é a primeira vez que o CARF decide em favor dos contribuintes sobre essa questão. Em outros recursos, a mesma turma concluiu que o descumprimento da obrigação acessória não afeta a possibilidade de compensação.


Essas decisões representam uma importante vitória para os contribuintes, uma vez que a retificação é uma obrigação acessória e a sua ausência ou incorreção não pode, de forma alguma, anular ou invalidar o direito principal, que é a recuperação do crédito tributário.


Fonte: Strategicos Group, 30/06/2023.

4 de setembro de 2025
Cenário Salvo Automático

Categorias

Youtube

Veja todos

Posts Anteriores

4 de setembro de 2025
Cenário Salvo Automático
Por Stephani Laleska 15 de maio de 2025
Está disponível também, dentro dos módulos "Calculadora da Reforma - Entradas" e "Calculadora da Reforma - Saídas" nos resumos "Entradas - Detalhado" e "Saídas - Detalhado", os relatórios com a informação do CNPJ do estabelecimento da empresa e CNPJ/CPF do participante:
15 de maio de 2025
Template pré-preenchido agora está disponível para te auxíliar. Com o intuito de auxiliar as empresas no preenchimento da solicitação de template de dados extra-SPED, criamos um relatório pré-preenchido para facilitar o envio das informações no layout exigido pela calculadora. Nele você pode: Filtrar operações de entrada ou saída; Selecionar os registros específicos que necessita exportar; Trabalhar somente com as operações válidas para simulação (outras entradas como remessas e transferências já são desconsideradas automaticamente). Todas as informações seguem exatamente os valores declarados nos SPEDs, tanto em itens quanto em tributos. Nesse cenário, caso a empresa possua informações de saídas em blocos consolidados, constará apenas as informações disponíveis neste bloco. Exemplo: Uma empresa que escritura as saídas no bloco C180 do Contribuições, nele temos apenas a informação do PIS/COFINS, assim, as colunas dos outros tributos ficarão em branco/zeradas e necessita que a empresa complemente essa informação. *A única exceção ao que foi mencionado acima é o valor de PIS/COFINS das entradas que sempre estará zerado neste relatório, visto que ele é sempre calculado com base nas premissas aplicadas na simulação. Passo a passo:  1 | Dentro do quadro a calculadora, busque o módulo "Template de Dados Extra-SPED Pré-preenchido" 2 | Preencha os filtros: Razão social/CNPJ ou ID+Data do CARD da empresa que deseja exportar as informações; Ano AS IS; Tipo de operação, se é entrada ou saída; Selecione qual/quais registro necessita realizar a exportação. * Lembrando que quando o template for substitutivo, ele deve conter informações de todos os blocos da operação que ele está substituindo (entrada ou saída), mesmo os que não necessitem de ajuste. 3 | Realize o download do relatório:
Ver todos