Como ganhar mais eficiência e economia na gestão de faturas de consumo?

admin

Um dos maiores desafios das grandes empresas, principalmente as que têm muitas filiais, é realizar a gestão eficiente de Faturas de Consumo. Parece simples, mas não é! 

 Isso porque as faturas de gás, energia, água e telecomunicações são emitidas em concessionárias diferentes, com datas de vencimento distintas e sem um documento com dados devidamente estruturados que possam ser integrados automaticamente no ERP das organizações. 

 Não possuir um ambiente que centralize o recebimento desses documentos também é um desafio no processo.  Alguns dos impactos negativos são saídas de caixa não planejadas por conta do pagamento duplicado das  faturas de consumo e multas decorrentes de atrasos, podendo acarretar no desligamento de um serviço essencial à empresa e perdas financeiras.

 

Outro grande problema é a falta controle de variação no consumo mensal da empresa, ou o controle manual, que gera atrasos na análise e uma demora na tomada de decisão. A contestação do valor para as fornecedoras do serviço é muitas vezes impossibilitada por causa do timing.

 O resultado de todos esses fatores pode ser alteração no fluxo de caixa da empresa, e dificuldade no controle estrutural e financeiro das despesas e lucros de cada filial do negócio. Dessa forma, não é possível saber qual filial está gerando mais gastos do que lucros e traçar um plano estratégico para melhor alocação e otimização de recursos.

Quanto tempo a sua empresa leva para processar cada fatura?

A solução mais indicada para isso é uma plataforma que realize a gestão desses documentos de maneira automatizada e assertiva, diminuindo o operacional da sua equipe e focando no planejamento estratégico! 

Veja como o ROIT BANK trata as faturas de consumo, em segundos, desde a recepção até o lançamento no seu ERP!

 

  • Entrada automática de faturas de consumo

 

O ROIT BANK possui um sistema de baixa automática das faturas direto das concessionárias. Elas também podem ser recebidas via e-mail e upload manual.

.

  • Identificação da natureza do documento

 

O ROIT BANK detecta, sozinho, qual a natureza de cada fatura e as classifica em Fatura de Energia Elétrica, Gás, Água e Telecomunicações. 

  • Extração de dados automatizada 

 A leitura e extração das informações contidas na fatura é realizada via OCR e Processamento de Linguagem Natural,  possuindo até 99,8% de acuracidade, com intervenção humana apenas em exceções!

  • Análise Fiscal e tributária

O Robô Fiscal garante que a sua fatura de consumo esteja em conformidade com a legislação verificando a Base Legal regularmente, a mantendo sempre atualizada. Extraímos a Nota Fiscal contida no documento, para fazer o correto lançamento. Assim, garantimos que quando houver uma auditoria na sua empresa, tudo esteja de acordo com as leis e com a tributação correta. 

O ROIT BANK também já está preparado para a recepção e análise da NF3e! (essa linha tem que virar link para outro artigo mais pra frente)

  • Contabilização e lançamento automático 

No Robô Contábil ocorre uma dupla checagem do que já foi contabilizado e as sugestões feitas pela Inteligência Artificial nos processos anteriores. O plano de contas é definido já no onboarding da empresa, onde o esforço humano é necessário apenas para ensinar a Inteligência Artificial sobre os cenários possíveis.

  • Pagamento Integrado 

Após verificar os dados e contabilizar, o Robô Financeiro realizará o pagamento automático, de acordo com o que foi autorizado previamente pela empresa, já fazendo a baixa no ERP! A análise posterior é muito mais assertiva e detalhada, em um Analytics exclusivo de consumo.

Utilizando o fluxo ROIT BANK de processamento, a sua empresa pagará apenas o necessário e no prazo correto, sem cobranças extras de tributos ou pagamentos duplicados! 

 

Essa é apenas uma das funcionalidades do ROIT BANK, quer saber mais sobre o produto? Acesse nosso site  ou agende uma demonstração e análise com nossos especialistas!

Por Stephani Laleska 15 de maio de 2025
Está disponível também, dentro dos módulos "Calculadora da Reforma - Entradas" e "Calculadora da Reforma - Saídas" nos resumos "Entradas - Detalhado" e "Saídas - Detalhado", os relatórios com a informação do CNPJ do estabelecimento da empresa e CNPJ/CPF do participante:

Categorias

Youtube

Veja todos

Posts Anteriores

Por Stephani Laleska 15 de maio de 2025
Está disponível também, dentro dos módulos "Calculadora da Reforma - Entradas" e "Calculadora da Reforma - Saídas" nos resumos "Entradas - Detalhado" e "Saídas - Detalhado", os relatórios com a informação do CNPJ do estabelecimento da empresa e CNPJ/CPF do participante:
15 de maio de 2025
Template pré-preenchido agora está disponível para te auxíliar. Com o intuito de auxiliar as empresas no preenchimento da solicitação de template de dados extra-SPED, criamos um relatório pré-preenchido para facilitar o envio das informações no layout exigido pela calculadora. Nele você pode: Filtrar operações de entrada ou saída; Selecionar os registros específicos que necessita exportar; Trabalhar somente com as operações válidas para simulação (outras entradas como remessas e transferências já são desconsideradas automaticamente). Todas as informações seguem exatamente os valores declarados nos SPEDs, tanto em itens quanto em tributos. Nesse cenário, caso a empresa possua informações de saídas em blocos consolidados, constará apenas as informações disponíveis neste bloco. Exemplo: Uma empresa que escritura as saídas no bloco C180 do Contribuições, nele temos apenas a informação do PIS/COFINS, assim, as colunas dos outros tributos ficarão em branco/zeradas e necessita que a empresa complemente essa informação. *A única exceção ao que foi mencionado acima é o valor de PIS/COFINS das entradas que sempre estará zerado neste relatório, visto que ele é sempre calculado com base nas premissas aplicadas na simulação. Passo a passo:  1 | Dentro do quadro a calculadora, busque o módulo "Template de Dados Extra-SPED Pré-preenchido" 2 | Preencha os filtros: Razão social/CNPJ ou ID+Data do CARD da empresa que deseja exportar as informações; Ano AS IS; Tipo de operação, se é entrada ou saída; Selecione qual/quais registro necessita realizar a exportação. * Lembrando que quando o template for substitutivo, ele deve conter informações de todos os blocos da operação que ele está substituindo (entrada ou saída), mesmo os que não necessitem de ajuste. 3 | Realize o download do relatório:
13 de março de 2025
Atualizamos as premissas para cálculo do Imposto Seletivo, de forma que: I) Entradas a) Quando o IS não é calculado: Importação como insumo de produtos fumígenos e bebidas alcoólicas; Devolução de venda em operações de revenda; Aquisição interna de insumos de produtos fumígenos e bebidas alcoólicas por empresas com CNAE industrial desses produtos. Caso seja uma devolução de venda, o CNAE a ser consultado será o da empresa; Quando nenhuma combinação de premissas do item b é atendida. b) Quando o IS é calculado: Importação para uso/consumo de produtos sujeitos ao IS Método de Cálculo: Se o filtro "Alíquota IS" não for preenchido, o IS é igual ao valor do IPI. Se o filtro "Alíquota IS" for preenchido, o IS será calculado conforme a alíquota informada. Importação para revenda de produtos fumígenos e bebidas alcoólicas Método de Cálculo: Se o filtro "Alíquota IS" não for preenchido, o IS é igual ao valor do IPI. Se o filtro "Alíquota IS" for preenchido, o IS será calculado conforme a alíquota informada. Aquisição no mercado interno de produtos com incidência de IS que não tenham regra específica Método de Cálculo: Se o filtro "Alíquota IS" não for preenchido, o IS é igual ao valor do IPI. Se o filtro "Alíquota IS" for preenchido e o CNAE do participante for industrial, o IS será calculado conforme a alíquota informada. Caso seja uma devolução de venda, o CNAE a ser consultado será o da empresa; Se o filtro "Alíquota IS" for preenchido e o CNAE do participante não for industrial, o IS será calculado conforme a alíquota informada e multiplicado pela carga tributária informada (33,71% ou 100%). Caso seja uma devolução de venda, o CNAE a ser consultado será o da empresa. II) Saídas a) Quando o IS não é calculado: Revenda de produtos fumígenos e bebidas alcoólicas quando a origem do CST de ICMS for 1 ou 6 (importação própria); Quando nenhuma combinação de premissas do item b é atendida. b) Quando o IS é calculado: Industrialização de produtos fumígenos e bebidas alcoólicas: Método de Cálculo: Se o filtro "Alíquota IS" não for preenchido, o IS é igual ao valor do IPI. Se o filtro "Alíquota IS" for preenchido, o IS será calculado conforme a alíquota informada. Devolução de compra para revenda quando o CNAE do participante for industrial de produtos sujeitos ao IS: Método de Cálculo: Se o filtro "Alíquota IS" não for preenchido, o IS é igual ao valor do IPI. Se o filtro "Alíquota IS" for preenchido, o IS será calculado conforme a alíquota informada. Saída de produtos sujeitos ao IS por empresas com CNAE industrial desses produtos. Caso seja uma devolução de compra, o CNAE a ser consultado será o do participante: Método de Cálculo: Se o filtro "Alíquota IS" não for preenchido, o IS é igual ao valor do IPI. Se o filtro "Alíquota IS" for preenchido, o IS será calculado conforme a alíquota informada.
Ver todos