O Verdadeiro Lucro Real: aprenda conceito e prática de apuração

admin

O ROIT Learning, plataforma de capacitação contábil, oferece um curso sobre o Lucro Real que traz a visão completa do regime tributário que tende a dominar o mercado no próximo ano. Leia o texto para mais detalhes:


Em um período de discussões tributárias que atingirão em cheio empresas e escritórios contábeis no próximo ano, ficar atento aos regimes tributários é essencial. O Lucro Real, hoje, é o que traz mais rentabilidade para o mercado contábil , mesmo sendo o menos representativo quantitativamente. Você enxerga isso como uma oportunidade? Está correto!

Por medo ou desconhecimento, muitos profissionais acabam evitando trabalhar com o regime tributário considerado o mais complexo do Brasil – seja em áreas financeiras ou escritórios de contabilidade. Isso pode significar um grande problema, especialmente agora em que o Lucro Real deve ser uma das únicas alternativas para a sobrevivência de muitas empresas.

Pensando em mostrar como o controle rigoroso da tributação pode acontecer de forma prática, passando ainda pelos conceitos e as especificidades do regime, foi lançado o primeiro curso do ROIT Learning , uma plataforma de capacitação contábil criada pela ROIT, com o nome de O Verdadeiro Lucro Real .

Serão 7 módulos ministrados por Lúcia Young e Lucas Ribeiro que abordam desde a estrutura de tributação no Brasil até prazos de apuração, balanços e balancetes e benefícios fiscais . Confira os módulos e aproveite para adquirir o curso!

Módulo 1 – Conceitos e metodologias
Módulo 2 – Lucro Real Estimado
Módulo 3 – Balanços e Balancetes de Suspensão
Módulo 4 – Balanço de Ajuste Anual
Módulo 5 – Lucro Real Trimestral
Módulo 6 – Benefícios Fiscais
Módulo 7 – Aspectos finais com Tratamento tributário, PIS e COFINS e diferenciais para Fusão, Incorporação, Cisão e para a Atividade Rural​

O curso é totalmente digital , com mais de 30 horas de conteúdo e com certificado de conclusão. T ornar-se um especialista em Lucro Real é estratégico e permite um grande passo na carreira profissional de contadores, analistas financeiros e outros profissionais da área! Não fique de fora. Veja o vídeo sobre o lançamento do curso:

 

4 de setembro de 2025
Cenário Salvo Automático

Categorias

Youtube

Veja todos

Posts Anteriores

4 de setembro de 2025
Cenário Salvo Automático
Por Stephani Laleska 15 de maio de 2025
Está disponível também, dentro dos módulos "Calculadora da Reforma - Entradas" e "Calculadora da Reforma - Saídas" nos resumos "Entradas - Detalhado" e "Saídas - Detalhado", os relatórios com a informação do CNPJ do estabelecimento da empresa e CNPJ/CPF do participante:
15 de maio de 2025
Template pré-preenchido agora está disponível para te auxíliar. Com o intuito de auxiliar as empresas no preenchimento da solicitação de template de dados extra-SPED, criamos um relatório pré-preenchido para facilitar o envio das informações no layout exigido pela calculadora. Nele você pode: Filtrar operações de entrada ou saída; Selecionar os registros específicos que necessita exportar; Trabalhar somente com as operações válidas para simulação (outras entradas como remessas e transferências já são desconsideradas automaticamente). Todas as informações seguem exatamente os valores declarados nos SPEDs, tanto em itens quanto em tributos. Nesse cenário, caso a empresa possua informações de saídas em blocos consolidados, constará apenas as informações disponíveis neste bloco. Exemplo: Uma empresa que escritura as saídas no bloco C180 do Contribuições, nele temos apenas a informação do PIS/COFINS, assim, as colunas dos outros tributos ficarão em branco/zeradas e necessita que a empresa complemente essa informação. *A única exceção ao que foi mencionado acima é o valor de PIS/COFINS das entradas que sempre estará zerado neste relatório, visto que ele é sempre calculado com base nas premissas aplicadas na simulação. Passo a passo:  1 | Dentro do quadro a calculadora, busque o módulo "Template de Dados Extra-SPED Pré-preenchido" 2 | Preencha os filtros: Razão social/CNPJ ou ID+Data do CARD da empresa que deseja exportar as informações; Ano AS IS; Tipo de operação, se é entrada ou saída; Selecione qual/quais registro necessita realizar a exportação. * Lembrando que quando o template for substitutivo, ele deve conter informações de todos os blocos da operação que ele está substituindo (entrada ou saída), mesmo os que não necessitem de ajuste. 3 | Realize o download do relatório:
Ver todos