RH Digital: 5 passos para começar a transformação

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O setor de recursos humanos é essencial para qualquer empresa. Para torná-lo ainda mais estratégico, saiba como investir em um RH Digital. Confira as dicas no texto:

 

Assim como o mercado evoluiu, o setor de recursos humanos também. A responsabilidade também aumentou: muito mais do que uma boa contratação ou pagamento de salários, é preciso acompanhar e incentivar o engajamento da equipe. Para isso, é necessário conhecer a equipe, entender o desempenho de cada colaborador e encontrar alternativas para auxiliar nessa importante missão.

 

Em resposta à essa necessidade cada vez mais presente, surge o conceito do RH Digital, que transforma a área e os profissionais. A transição de puramente operacional para estratégico se dá através de novas maneiras de trabalhar, ferramentas que auxiliem na gestão e compilar informações e, ainda, a mudança de cultura.

 

A conquista de um RH digital exige a inovação e reinvenção de práticas de gestão de pessoas. Mas, por onde começar? Com o auxílio da Product Owner do ROIT People, nossa solução integrada para RH, separamos 5 dicas para começar a transformação digital do seu RH:

 

  1. Reflita sobre as atividades do RH

    Existe um conceito que é cada vez mais verdadeiro no mercado: não basta ser necessário, é preciso gerar valor. Sabemos que isso vale muito para os colaboradores, para a nossa área como um todo também.Portanto, a primeira ação é uma boa reflexão sobre as atividades que estão sendo realizadas pelo RH. Entenda como as tarefas ou responsabilidades estão distribuídas, quem são os envolvidos, quanto tempo cada demanda toma da sua equipe. Dica: deixar isso visual te ajudará na análise.

    Com base nesse levantamento, você pode analisar quais atividades gastam mais tempo e entregam menos valor, quais são extremamente necessárias e pensar se pode procurar maneiras de otimizar esse trabalho.

  2. Desapegue de rotinas

    Com o mapeamento do primeiro tópico, fatalmente você perceberá que existem muitas rotinas operacionais sendo realizadas – algumas que geram bastante valor outras menos. E aqui temos uma provocação: em uma gestão digital, o RH precisa de mais tempo para pensar e estar próximo do negócio e dos colaboradores.Para isso é preciso se desapegar de tarefas dispendiosas.

    A boa notícia é que já existem maneiras de automatizar, com planejamento, tecnologia e ferramentas certas. Aos poucos, você pode ter um processo completo automatizado, mas inicie aos poucos, com as atividades que geram menor valor e podem rapidamente simplificadas.

  3. Confie nas ferramentas

    Já existem softwares que façam o controle de jornada, gestão das férias, ou do recrutamento e até plataforma com todas as soluções integradas no mercado. O principal objetivo delas é justamente realizar atividades repetitivas de forma mais fácil e rápida. Por isso, aproveitar dessas automações e confiar nas ferramentas é um grande passo para o RH assumir o papel digital.

    É importante salientar que a ferramenta não substitui o papel do profissional, ela dá ainda mais insumos para estratégia. Atividades mais objetivas com processos de recursos humanos bem projetados devem fornecer valor imediato e serem tão simples que todos os colaboradores, gestores e áreas envolvidas economizarão seu tempo valioso.

  4. Foque nas pessoas

    Abraçar a tecnologia não significa tirar os humanos do jogo. Na verdade, o RH terá ainda mais tempo para se conectar aos colaboradores de sua empresa. Uma vez que as soluções possibilitam um rico banco de dados com informações de todos os colaboradores, você pode aproveitar para conhecer e traçar novas estratégias para toda equipe.

    É hora de focar na cultura, desenvolvimento estratégico da empresa e seus colaboradores, com treinamentos e feedbacks. O engajamento do colaborador é a primeira conquista de uma estratégia de RH Digital bem planejada e implantada!

  5. Use a inovação como estratégia central do RH

    Em geral, o RH Digital possibilita uma grande economia de tempo e recursos, otimização nas rotinas, aumento da produtividade e mais eficiência na gestão. Desenvolver processos mais modernos e estratégicos do RH, como o People Analytics por exemplo é um poço de novas e infinitas fontes.

    Estar aberto a aprender é uma característica também muito importante nessa missão. Assim, você consegue, além de aproveitar as tecnologias disponíveis, encontrar caminhos para inovar o trabalho e a empresa como um todo.

 

Por fim, é importante lembrar que a transformação não é um ciclo fechado, com início, meio e fim. O RH digital faz parte de uma caminhada contínua, em que as análises recorrentes serão necessárias para evoluir e ser cada vez mais estratégico.

 

Aproveite para conhecer nossa solução integrada para gestão de pessoas e compartilhe nos comentários como está a sua empresa em relação à automação dos processos de departamento pessoal!

26 de novembro de 2025
O Lucro da Exploração é um incentivo fiscal estabelecido por legislação com mais de 40 anos de vigência, regido pelo Decreto Lei 1.598 e pela MP 2.199, aplicável a empresas que possuam projetos protocolizados e aprovados para instalação, ampliação, modernização ou diversificação na SUDAM ou SUDENE até dezembro de 2028. O incentivo principal concedido é a redução de 75% do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ), incluindo adicionais não-restituíveis, por um período de 10 anos, para projetos enquadrados em setores prioritários. Para se qualificar, a Pessoa Jurídica deve apurar o Lucro Real e ter o empreendimento situado na área da SUDENE (ou SUDAM) com pleito aprovado e enquadramento em setores prioritários, conforme o Decreto 4.213/2002 e atos do CONDEL/SUDENE. O benefício do LEX gera um impacto imediato no caixa e possibilita a recuperação dos últimos 5 anos. No entanto, a complexidade da apuração do Lucro da Exploração, que deve ser baseada apenas nas atividades operacionais incentivadas, exige uma análise minuciosa que vai além da simples aplicação do percentual de redução. LEX e Lucro Real: as complexidades da base de cálculo A apuração do Lucro da Exploração se distingue do Lucro Real, pois visa isolar o resultado proveniente da atividade incentivada. Enquanto a lógica do Lucro Real é buscar a menor base para o menor débito, no cálculo do LEX, o objetivo é, muitas vezes, buscar a maior base possível para maximizar o benefício. O cálculo do LEX é feito a partir do lucro líquido do período-base, ajustado por adições e exclusões específicas. Essas adições e exclusões não são necessariamente as mesmas do Lucro Real, e a correta aplicação dos critérios pode gerar oportunidades significativas de incremento no benefício. A aplicação prática e a maximização desse benefício exige uma análise profunda e multifacetada, não se trata apenas de aplicar uma regra geral, mas de interpretar nuances da legislação e da operação da empresa que podem revelar créditos e oportunidades inéditas. A necessidade de análise proativa Empresas que se beneficiam do LEX são, em geral, grandes corporações que demandam uma análise cautelosa devido aos valores expressivos envolvidos. A adaptação das regras contábeis e fiscais para otimizar a apuração do LEX exige um planejamento estratégico e uma compreensão profunda das nuances legislativas e da jurisprudência . Garantir o compliance e, ao mesmo tempo, maximizar a redução de 75% do IRPJ demanda a aplicação de metodologias de cálculo que considerem as especificidades de cada incentivo (como o tratamento das subvenções e o recálculo do adicional). A capacidade de identificar e aplicar essas oportunidades interdependentes representa uma vantagem competitiva crucial.  Metaforicamente , lidar com a legislação do Lucro da Exploração e seus incentivos associados é como pilotar um navio em águas complexas: a rota principal (a redução de 75%) é conhecida, mas o verdadeiro valor e a eficiência da viagem residem em identificar e aproveitar as correntes marítimas e ventos favoráveis (as oportunidades diferenciadas) que exigem um know-how especializado para serem plenamente capitalizadas.

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4 de setembro de 2025
Cenário Salvo Automático
Por Stephani Laleska 15 de maio de 2025
Está disponível também, dentro dos módulos "Calculadora da Reforma - Entradas" e "Calculadora da Reforma - Saídas" nos resumos "Entradas - Detalhado" e "Saídas - Detalhado", os relatórios com a informação do CNPJ do estabelecimento da empresa e CNPJ/CPF do participante:
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