RH Digital: 5 passos para começar a transformação

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O setor de recursos humanos é essencial para qualquer empresa. Para torná-lo ainda mais estratégico, saiba como investir em um RH Digital. Confira as dicas no texto:

 

Assim como o mercado evoluiu, o setor de recursos humanos também. A responsabilidade também aumentou: muito mais do que uma boa contratação ou pagamento de salários, é preciso acompanhar e incentivar o engajamento da equipe. Para isso, é necessário conhecer a equipe, entender o desempenho de cada colaborador e encontrar alternativas para auxiliar nessa importante missão.

 

Em resposta à essa necessidade cada vez mais presente, surge o conceito do RH Digital, que transforma a área e os profissionais. A transição de puramente operacional para estratégico se dá através de novas maneiras de trabalhar, ferramentas que auxiliem na gestão e compilar informações e, ainda, a mudança de cultura.

 

A conquista de um RH digital exige a inovação e reinvenção de práticas de gestão de pessoas. Mas, por onde começar? Com o auxílio da Product Owner do ROIT People, nossa solução integrada para RH, separamos 5 dicas para começar a transformação digital do seu RH:

 

  1. Reflita sobre as atividades do RH

    Existe um conceito que é cada vez mais verdadeiro no mercado: não basta ser necessário, é preciso gerar valor. Sabemos que isso vale muito para os colaboradores, para a nossa área como um todo também.Portanto, a primeira ação é uma boa reflexão sobre as atividades que estão sendo realizadas pelo RH. Entenda como as tarefas ou responsabilidades estão distribuídas, quem são os envolvidos, quanto tempo cada demanda toma da sua equipe. Dica: deixar isso visual te ajudará na análise.

    Com base nesse levantamento, você pode analisar quais atividades gastam mais tempo e entregam menos valor, quais são extremamente necessárias e pensar se pode procurar maneiras de otimizar esse trabalho.

  2. Desapegue de rotinas

    Com o mapeamento do primeiro tópico, fatalmente você perceberá que existem muitas rotinas operacionais sendo realizadas – algumas que geram bastante valor outras menos. E aqui temos uma provocação: em uma gestão digital, o RH precisa de mais tempo para pensar e estar próximo do negócio e dos colaboradores.Para isso é preciso se desapegar de tarefas dispendiosas.

    A boa notícia é que já existem maneiras de automatizar, com planejamento, tecnologia e ferramentas certas. Aos poucos, você pode ter um processo completo automatizado, mas inicie aos poucos, com as atividades que geram menor valor e podem rapidamente simplificadas.

  3. Confie nas ferramentas

    Já existem softwares que façam o controle de jornada, gestão das férias, ou do recrutamento e até plataforma com todas as soluções integradas no mercado. O principal objetivo delas é justamente realizar atividades repetitivas de forma mais fácil e rápida. Por isso, aproveitar dessas automações e confiar nas ferramentas é um grande passo para o RH assumir o papel digital.

    É importante salientar que a ferramenta não substitui o papel do profissional, ela dá ainda mais insumos para estratégia. Atividades mais objetivas com processos de recursos humanos bem projetados devem fornecer valor imediato e serem tão simples que todos os colaboradores, gestores e áreas envolvidas economizarão seu tempo valioso.

  4. Foque nas pessoas

    Abraçar a tecnologia não significa tirar os humanos do jogo. Na verdade, o RH terá ainda mais tempo para se conectar aos colaboradores de sua empresa. Uma vez que as soluções possibilitam um rico banco de dados com informações de todos os colaboradores, você pode aproveitar para conhecer e traçar novas estratégias para toda equipe.

    É hora de focar na cultura, desenvolvimento estratégico da empresa e seus colaboradores, com treinamentos e feedbacks. O engajamento do colaborador é a primeira conquista de uma estratégia de RH Digital bem planejada e implantada!

  5. Use a inovação como estratégia central do RH

    Em geral, o RH Digital possibilita uma grande economia de tempo e recursos, otimização nas rotinas, aumento da produtividade e mais eficiência na gestão. Desenvolver processos mais modernos e estratégicos do RH, como o People Analytics por exemplo é um poço de novas e infinitas fontes.

    Estar aberto a aprender é uma característica também muito importante nessa missão. Assim, você consegue, além de aproveitar as tecnologias disponíveis, encontrar caminhos para inovar o trabalho e a empresa como um todo.

 

Por fim, é importante lembrar que a transformação não é um ciclo fechado, com início, meio e fim. O RH digital faz parte de uma caminhada contínua, em que as análises recorrentes serão necessárias para evoluir e ser cada vez mais estratégico.

 

Aproveite para conhecer nossa solução integrada para gestão de pessoas e compartilhe nos comentários como está a sua empresa em relação à automação dos processos de departamento pessoal!

4 de setembro de 2025
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Por Stephani Laleska 15 de maio de 2025
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Template pré-preenchido agora está disponível para te auxíliar. Com o intuito de auxiliar as empresas no preenchimento da solicitação de template de dados extra-SPED, criamos um relatório pré-preenchido para facilitar o envio das informações no layout exigido pela calculadora. Nele você pode: Filtrar operações de entrada ou saída; Selecionar os registros específicos que necessita exportar; Trabalhar somente com as operações válidas para simulação (outras entradas como remessas e transferências já são desconsideradas automaticamente). Todas as informações seguem exatamente os valores declarados nos SPEDs, tanto em itens quanto em tributos. Nesse cenário, caso a empresa possua informações de saídas em blocos consolidados, constará apenas as informações disponíveis neste bloco. Exemplo: Uma empresa que escritura as saídas no bloco C180 do Contribuições, nele temos apenas a informação do PIS/COFINS, assim, as colunas dos outros tributos ficarão em branco/zeradas e necessita que a empresa complemente essa informação. *A única exceção ao que foi mencionado acima é o valor de PIS/COFINS das entradas que sempre estará zerado neste relatório, visto que ele é sempre calculado com base nas premissas aplicadas na simulação. Passo a passo:  1 | Dentro do quadro a calculadora, busque o módulo "Template de Dados Extra-SPED Pré-preenchido" 2 | Preencha os filtros: Razão social/CNPJ ou ID+Data do CARD da empresa que deseja exportar as informações; Ano AS IS; Tipo de operação, se é entrada ou saída; Selecione qual/quais registro necessita realizar a exportação. * Lembrando que quando o template for substitutivo, ele deve conter informações de todos os blocos da operação que ele está substituindo (entrada ou saída), mesmo os que não necessitem de ajuste. 3 | Realize o download do relatório:
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