Senado aprova MP do Perse, mas há acordo para que Lula vete trecho

O plenário do Senado aprovou a MP do Perse (MP 1147/2023), que trata de isenções ao setor de eventos. No entanto, após pressão do setor do comércio, um acordo foi firmado para que dois artigos que tratam do financiamento da Embratur sejam vetados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O texto segue à sanção.


Com a sua aprovação, o governo estima uma arrecadação de mais de R$ 25 bilhões apenas em 2023. A MP incorporou o teor das MPs sobre desoneração dos combustíveis (MPs 1157/23 e 1163/23) e exclusão do ICMS dos créditos de PIS/Cofins (MP 1159/23).


Havia uma pressão do setor de comércio para supressão dos artigos 11 e 12, uma vez que eles estabelecem que 5% da arrecadação do Sesc e Senai fosse destinada à Embratur. O governo optou por negociar os vetos para que o texto não corresse o risco de retornar a Câmara, uma vez que o regimento interno do Congresso determina que, caso uma casa altere um projeto aprovado pela outra casa, o texto deve voltar para a casa de origem revisar — situação que leva tempo. A MP perdia o prazo de validade já no dia 31 de maio, portanto, não seria uma opção ao governo arriscar.


O acordo, que está sendo costurado nos bastidores, é de que a CNC envie R$ 100 milhões à Embratur por meio de convênios.


Com a aprovação, o texto será encaminhado à sanção e terá um prazo de 15 dias para que o presidente Lula realize os vetos e sancione a medida.


Fonte: Marcelo Morais Advogados, 25/05/2023


4 de setembro de 2025
Cenário Salvo Automático

Categorias

Youtube

Veja todos

Posts Anteriores

4 de setembro de 2025
Cenário Salvo Automático
Por Stephani Laleska 15 de maio de 2025
Está disponível também, dentro dos módulos "Calculadora da Reforma - Entradas" e "Calculadora da Reforma - Saídas" nos resumos "Entradas - Detalhado" e "Saídas - Detalhado", os relatórios com a informação do CNPJ do estabelecimento da empresa e CNPJ/CPF do participante:
15 de maio de 2025
Template pré-preenchido agora está disponível para te auxíliar. Com o intuito de auxiliar as empresas no preenchimento da solicitação de template de dados extra-SPED, criamos um relatório pré-preenchido para facilitar o envio das informações no layout exigido pela calculadora. Nele você pode: Filtrar operações de entrada ou saída; Selecionar os registros específicos que necessita exportar; Trabalhar somente com as operações válidas para simulação (outras entradas como remessas e transferências já são desconsideradas automaticamente). Todas as informações seguem exatamente os valores declarados nos SPEDs, tanto em itens quanto em tributos. Nesse cenário, caso a empresa possua informações de saídas em blocos consolidados, constará apenas as informações disponíveis neste bloco. Exemplo: Uma empresa que escritura as saídas no bloco C180 do Contribuições, nele temos apenas a informação do PIS/COFINS, assim, as colunas dos outros tributos ficarão em branco/zeradas e necessita que a empresa complemente essa informação. *A única exceção ao que foi mencionado acima é o valor de PIS/COFINS das entradas que sempre estará zerado neste relatório, visto que ele é sempre calculado com base nas premissas aplicadas na simulação. Passo a passo:  1 | Dentro do quadro a calculadora, busque o módulo "Template de Dados Extra-SPED Pré-preenchido" 2 | Preencha os filtros: Razão social/CNPJ ou ID+Data do CARD da empresa que deseja exportar as informações; Ano AS IS; Tipo de operação, se é entrada ou saída; Selecione qual/quais registro necessita realizar a exportação. * Lembrando que quando o template for substitutivo, ele deve conter informações de todos os blocos da operação que ele está substituindo (entrada ou saída), mesmo os que não necessitem de ajuste. 3 | Realize o download do relatório:
Ver todos