Transformação digital como cultura e o papel da tecnologia nas corporações
Confira a matéria exclusiva escrita pelo CEO do ROIT BANK, Lucas Ribeiro.

” A digitalização das atividades, intensificada durante a pandemia de covid-19, fixou o entendimento de que a transformação digital não é mais tendência. É realidade, é caminho sem volta. Esse entendimento, contudo, pode conter uma armadilha: restringirmos o conceito de “transformação digital” à mera transposição do físico para o on-line.
Sim, a face mais perceptível desse processo é esta mesmo: as nossas práticas acontecendo em ambientes virtuais. O digital substituindo formatos analógicos. O remoto no lugar do presencial. A inteligência artificial no lugar da inteligência humana. RPAs (robotização) no lugar dos processos manuais. Fato.
Entretanto, uma transformação digital – para valer – vai além. E é especialmente por isso que a área de Tecnologia da Informação (TI) das empresas, bem como os negócios que têm na área de tecnologia sua atividade-fim ganham ainda mais importância. Devem ser protagonistas da inovação, mas por muitas vezes atuam no oposto, com resistência às mudanças e com preocupações burocráticas que pouco privilegiam a transformação e o apoio efetivo às áreas de negócios. “
Confira a matéria na íntegra aqui.
Posts Anteriores
