Você sabe o que é BPO? Entenda essa solução e conheça a ROIT PLANNING

Letícia Ferreira

Sabemos que a eficiência e a competência para execução dos processos no dia a dia de trabalho dentro da área financeira é muito importante para a sua empresa. Mas da mesma forma, você deve saber que existem ações complexas e informações que precisam ser analisadas com cuidado para evitar problemas graves. Então, já ouviu falar do BPO?


É importante contar com profissionais qualificados que serão responsáveis por gerir atividades burocráticas do setor e proporcionar ferramentas para que a empresa tome decisões mais estratégicas em relação às suas finanças.
Essa é uma ótima alternativa que sua empresa pode adotar ou aprimorar.


Então, conheça aqui os detalhes do que significa o BPO, como funciona para a área contábil, fiscal, financeira e quais as vantagens de contar com esse serviço na sua operação.


O que é BPO? 


Para entender o que significa BPO é importante saber que essa é uma sigla em inglês para Business Process Outsourcing (Terceirização de Processos de Negócio). Na prática,
é o processo no qual uma determinada função de uma organização é terceirizada para um provedor de serviços.


Essa é uma tendência global que está crescendo principalmente por dois motivos:


  • Aumento do número de empresas que estão crescendo de forma acelerada, mas que contam com uma equipe enxuta e focada;
  • Necessidade de regular as informações de diferentes áreas para manter a governança e compliance em todas elas.


Nesse caso, fica fácil entender porque o
BPO Financeiro é um dos tipos de terceirização que as empresas estão buscando. Através dele, é possível reduzir os riscos administrativos decorrentes de erros na parte de gestão financeira, simplificar as transações, escalar rapidamente a operação e até mesmo garantir a conformidade com as mudanças na carga tributária.


Se antes as empresas buscavam algo simples, como custos mais baratos para executar o máximo de serviços possíveis, agora as organizações que oferecem esse tipo de serviço estão segmentando o trabalho em algumas camadas. 


Há uma separação para atender demandas específicas, sejam contábeis, fiscais.


BPO Contábil


O BPO Contábil tem a função de potencializar seus lucros, não apenas fazer lançamentos e processos contábeis. As principais entregas serão a
agilidade ao lançar e conciliar, a partir de parâmetros corretos no ERP, otimização das informações e conformidade dos dados.


Com esse serviço sua empresa não precisa mais esperar dias ou semanas para obter informações contábeis de forma segura. Você contará com uma contabilidade ágil e também com uma equipe alinhada com seu negócio, que entende as especificidades e sabe conduzir o fechamento contábil no prazo adequado


BPO Fiscal


Agilizar o processamento de lançamentos fiscais, apuração de tributos, cruzamento de informações fiscais e geração de obrigações acessórias de uma companhia não é tarefa fácil. Por isso, existe a frente do BPO Fiscal, focado em
cuidar dos seus tributos e das obrigações acessórias.


Com essa frente de serviços é possível, por exemplo, gerar e retificar todos os arquivos do SPED dentro do prazo estipulado pelo governo, evitando riscos. Hoje essas tarefas podem ser automatizadas, reduzindo o esforço de toda a equipe.


Entenda as vantagens de implementar o BPO em sua empresa


Há um importante diferencial no trabalho de BPO atualmente: o uso de tecnologias avançadas, contando com
Inteligência Artificial para execução de vários processos.


Essas tecnologias já permitem que as organizações acessem a experiência em melhoria de processos, soluções de Hiperautomação e metodologias de transformação, apoiando assim a otimização digital das operações financeiras.


Com isso, surgem
3 importantes vantagens de contar com o BPO:


Redução de custo operacional


Por meio da terceirização de processos financeiros, a capacidade de monitoramento das finanças da sua organização é aprimorada, reduzindo os custos que teria se fosse contar com esse serviço internamente.


Como o time terceirizado tem acesso constante às informações financeiras da organização, também é possível obter uma integração eficaz com outras áreas, gerando insights que podem ajudar na redução de diferentes tipos de custos.


Economia de tempo


Sabia que a tecnologia já é capaz de
diminuir em até 85% o tempo gasto com a gestão e pagamento de faturas de consumo nas empresas? Esse mesmo efeito é visto quando falamos do BPO.


Lidar com finanças é uma tarefa cara e demorada. Assim, a terceirização de processos financeiros pode ajudar sua organização a se concentrar nas atividades principais.


Evitar erros e atrasos


O BPO garante que sua organização estará por dentro das atualizações necessárias nas legislações contábeis e fiscais. Com isso, sua organização pode tomar decisões mais precisas, sem o risco de cometer erros por conta de mudanças ocorridas.


Há também a vantagem de não precisar correr contra o tempo para evitar atrasos, que muitas vezes acarretam em multas. Com o BPO você tem uma atuação exclusiva para fazer as entregas dentro dos prazos.


Como escolher uma solução de BPO?



Com a quantidade de informações e dados sensíveis envolvidos na operação de qualquer empresa, é preciso contar com uma equipe que tenha segurança e total confiança na execução dos processos.


Ter o apoio de um provedor de BPO competente e experiente não apenas vai ajudar você a simplificar a forma como os processos estão sendo implementados, mas também pode
aumentar a produtividade interna e sua competitividade no mercado.


Por isso, vale destacar alguns pontos que devem ser observados ao escolher a melhor solução:


  • Automatização de processos contábeis e fiscais com lançamentos diretamente no ERP;
  • Conhecimento, experiência e atuação direta no ERP da sua empresa;
  • Políticas robustas de compliance e segurança, evitando fraudes e inconsistências;
  • Soluções robustas de revisão tributária mensal;
  • Seguro significativo de responsabilidade civil;
  • Equipe sênior de contadores e tributaristas;
  • Processos bem estabelecidos!


Como implantar ou evoluir o BPO para a sua empresa?


Sabemos que o seu desafio é assegurar que toda a operação contábil, fiscal e financeira está sendo realizada de forma eficiente. Por isso, existem uma série de passos importantes a serem observados na implantação ou evolução do BPO para contar com as melhores estratégias.


As principais etapas são:


  • Alinhamento de expectativas, papéis e responsabilidades
    : esse é o primeiro passo para que todas as ações de implementação seguintes sejam feitas da forma correta, dentro da expectativa de ambas as partes;
  • Revisão tributária e entendimento do negócio: se está contando pela primeira vez com o BPO, é fundamental revisar PIS, COFINS, IRPJ, CSLL, ICMS, IPI, ISS, INSS impostos retidos e permitir que o BPO entenda do negócio e seus reflexos tributários;
  • Estruturação do Planejamento Tributário: destacando as oportunidades que podem ser seguidas;
  • Reunião estratégica: com apresentação do Planejamento Tributário, estratégias financeiras e muito mais.


Conheça a ROIT PLANNING que promete ser a maior e melhor contabilidade do Brasil!


Que tal contar com a menor carga tributária para buscar o maior crescimento da sua empresa? É isso que você vai conseguir com a
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Temos uma equipe multidisciplinar e especializada que utiliza a tecnologia para levantar cenários e sugerir as melhores oportunidades.


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O que acontece, é que essa união de gigantes significa contar com a expertise de atuação da Planning em projetos de BPO nos principais ERPs do mercado unida às tecnologias de integração de processos financeiros, fiscais, contábeis e de gestão de pessoas da ROIT.


Dessa forma, podemos viabilizar a oferta de serviços especializados para médias e grandes empresas em outro nível de atuação estratégica, tornando a contabilidade um business partner.


Não perca tempo:
entre em contato com nosso time e conheça a ROIT PLANNING! No assunto é só escolher BPO ou envie um WhatsApp para o número 0800-942-3019.This is a subtitle for your new post

Por Stephani Laleska 15 de maio de 2025
Está disponível também, dentro dos módulos "Calculadora da Reforma - Entradas" e "Calculadora da Reforma - Saídas" nos resumos "Entradas - Detalhado" e "Saídas - Detalhado", os relatórios com a informação do CNPJ do estabelecimento da empresa e CNPJ/CPF do participante:

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Por Stephani Laleska 15 de maio de 2025
Está disponível também, dentro dos módulos "Calculadora da Reforma - Entradas" e "Calculadora da Reforma - Saídas" nos resumos "Entradas - Detalhado" e "Saídas - Detalhado", os relatórios com a informação do CNPJ do estabelecimento da empresa e CNPJ/CPF do participante:
15 de maio de 2025
Template pré-preenchido agora está disponível para te auxíliar. Com o intuito de auxiliar as empresas no preenchimento da solicitação de template de dados extra-SPED, criamos um relatório pré-preenchido para facilitar o envio das informações no layout exigido pela calculadora. Nele você pode: Filtrar operações de entrada ou saída; Selecionar os registros específicos que necessita exportar; Trabalhar somente com as operações válidas para simulação (outras entradas como remessas e transferências já são desconsideradas automaticamente). Todas as informações seguem exatamente os valores declarados nos SPEDs, tanto em itens quanto em tributos. Nesse cenário, caso a empresa possua informações de saídas em blocos consolidados, constará apenas as informações disponíveis neste bloco. Exemplo: Uma empresa que escritura as saídas no bloco C180 do Contribuições, nele temos apenas a informação do PIS/COFINS, assim, as colunas dos outros tributos ficarão em branco/zeradas e necessita que a empresa complemente essa informação. *A única exceção ao que foi mencionado acima é o valor de PIS/COFINS das entradas que sempre estará zerado neste relatório, visto que ele é sempre calculado com base nas premissas aplicadas na simulação. Passo a passo:  1 | Dentro do quadro a calculadora, busque o módulo "Template de Dados Extra-SPED Pré-preenchido" 2 | Preencha os filtros: Razão social/CNPJ ou ID+Data do CARD da empresa que deseja exportar as informações; Ano AS IS; Tipo de operação, se é entrada ou saída; Selecione qual/quais registro necessita realizar a exportação. * Lembrando que quando o template for substitutivo, ele deve conter informações de todos os blocos da operação que ele está substituindo (entrada ou saída), mesmo os que não necessitem de ajuste. 3 | Realize o download do relatório:
13 de março de 2025
Atualizamos as premissas para cálculo do Imposto Seletivo, de forma que: I) Entradas a) Quando o IS não é calculado: Importação como insumo de produtos fumígenos e bebidas alcoólicas; Devolução de venda em operações de revenda; Aquisição interna de insumos de produtos fumígenos e bebidas alcoólicas por empresas com CNAE industrial desses produtos. Caso seja uma devolução de venda, o CNAE a ser consultado será o da empresa; Quando nenhuma combinação de premissas do item b é atendida. b) Quando o IS é calculado: Importação para uso/consumo de produtos sujeitos ao IS Método de Cálculo: Se o filtro "Alíquota IS" não for preenchido, o IS é igual ao valor do IPI. Se o filtro "Alíquota IS" for preenchido, o IS será calculado conforme a alíquota informada. Importação para revenda de produtos fumígenos e bebidas alcoólicas Método de Cálculo: Se o filtro "Alíquota IS" não for preenchido, o IS é igual ao valor do IPI. Se o filtro "Alíquota IS" for preenchido, o IS será calculado conforme a alíquota informada. Aquisição no mercado interno de produtos com incidência de IS que não tenham regra específica Método de Cálculo: Se o filtro "Alíquota IS" não for preenchido, o IS é igual ao valor do IPI. Se o filtro "Alíquota IS" for preenchido e o CNAE do participante for industrial, o IS será calculado conforme a alíquota informada. Caso seja uma devolução de venda, o CNAE a ser consultado será o da empresa; Se o filtro "Alíquota IS" for preenchido e o CNAE do participante não for industrial, o IS será calculado conforme a alíquota informada e multiplicado pela carga tributária informada (33,71% ou 100%). Caso seja uma devolução de venda, o CNAE a ser consultado será o da empresa. II) Saídas a) Quando o IS não é calculado: Revenda de produtos fumígenos e bebidas alcoólicas quando a origem do CST de ICMS for 1 ou 6 (importação própria); Quando nenhuma combinação de premissas do item b é atendida. b) Quando o IS é calculado: Industrialização de produtos fumígenos e bebidas alcoólicas: Método de Cálculo: Se o filtro "Alíquota IS" não for preenchido, o IS é igual ao valor do IPI. Se o filtro "Alíquota IS" for preenchido, o IS será calculado conforme a alíquota informada. Devolução de compra para revenda quando o CNAE do participante for industrial de produtos sujeitos ao IS: Método de Cálculo: Se o filtro "Alíquota IS" não for preenchido, o IS é igual ao valor do IPI. Se o filtro "Alíquota IS" for preenchido, o IS será calculado conforme a alíquota informada. Saída de produtos sujeitos ao IS por empresas com CNAE industrial desses produtos. Caso seja uma devolução de compra, o CNAE a ser consultado será o do participante: Método de Cálculo: Se o filtro "Alíquota IS" não for preenchido, o IS é igual ao valor do IPI. Se o filtro "Alíquota IS" for preenchido, o IS será calculado conforme a alíquota informada.
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