Acórdão nº: 3301-013.257 – 3ª Seção de Julgamento / 3ª Câmara / 1ª Turma Ordinária - CARF

Por especialistas ROIT


A decisão foi proferida no âmbito do processo nº 10920.901526/2014-94, o qual versava sobre a validade das glosas promovidas pela autoridade fiscal durante a análise de um pedido de ressarcimento de crédito de IPI. É relevante ressaltar que o saldo credor de IPI é passível de ressarcimento, entre outras circunstâncias, quando resulta da contabilização de créditos provenientes da aquisição de matéria-prima, produto intermediário e material de embalagem destinados à industrialização.

No caso em questão, o contribuinte protocolou um Pedido de Ressarcimento (PER) referente ao saldo credor de IPI, argumentando que os créditos eram decorrentes da aquisição de bobinas de aço destinadas ao processo de industrialização. Contudo, a autoridade fiscal constatou que a filial na qual os pedidos de ressarcimento foram realizados não efetuava operações de industrialização, desempenhando apenas o papel de centro de apoio logístico para outros estabelecimentos pertencentes à mesma pessoa jurídica.

Assim sendo, em virtude da filial não configurar um estabelecimento industrial, uma vez que o contribuinte não realiza a industrialização dos produtos adquiridos, mas sim os utiliza como insumos para outros estabelecimentos da empresa, os créditos de IPI detidos pelo contribuintes não seriam passíveis de ressarcimento, independentemente do fato que a pessoa jurídica como um todo realizasse a industrialização dos itens. Consequentemente, o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF) negou provimento ao Recurso Voluntário interposto pelo contribuinte, mantendo a glosa dos valores efetuada pela Receita Federal. 


Decisões como essa evidenciam a importância de elaboração de um planejamento tributário efetivo dentro das empresas, o qual previna de acúmulo de saldo credores que não podem ser ressarcidos.


Baixe a decisão
4 de setembro de 2025
Cenário Salvo Automático

Categorias

Youtube

Veja todos

Posts Anteriores

4 de setembro de 2025
Cenário Salvo Automático
Por Stephani Laleska 15 de maio de 2025
Está disponível também, dentro dos módulos "Calculadora da Reforma - Entradas" e "Calculadora da Reforma - Saídas" nos resumos "Entradas - Detalhado" e "Saídas - Detalhado", os relatórios com a informação do CNPJ do estabelecimento da empresa e CNPJ/CPF do participante:
15 de maio de 2025
Template pré-preenchido agora está disponível para te auxíliar. Com o intuito de auxiliar as empresas no preenchimento da solicitação de template de dados extra-SPED, criamos um relatório pré-preenchido para facilitar o envio das informações no layout exigido pela calculadora. Nele você pode: Filtrar operações de entrada ou saída; Selecionar os registros específicos que necessita exportar; Trabalhar somente com as operações válidas para simulação (outras entradas como remessas e transferências já são desconsideradas automaticamente). Todas as informações seguem exatamente os valores declarados nos SPEDs, tanto em itens quanto em tributos. Nesse cenário, caso a empresa possua informações de saídas em blocos consolidados, constará apenas as informações disponíveis neste bloco. Exemplo: Uma empresa que escritura as saídas no bloco C180 do Contribuições, nele temos apenas a informação do PIS/COFINS, assim, as colunas dos outros tributos ficarão em branco/zeradas e necessita que a empresa complemente essa informação. *A única exceção ao que foi mencionado acima é o valor de PIS/COFINS das entradas que sempre estará zerado neste relatório, visto que ele é sempre calculado com base nas premissas aplicadas na simulação. Passo a passo:  1 | Dentro do quadro a calculadora, busque o módulo "Template de Dados Extra-SPED Pré-preenchido" 2 | Preencha os filtros: Razão social/CNPJ ou ID+Data do CARD da empresa que deseja exportar as informações; Ano AS IS; Tipo de operação, se é entrada ou saída; Selecione qual/quais registro necessita realizar a exportação. * Lembrando que quando o template for substitutivo, ele deve conter informações de todos os blocos da operação que ele está substituindo (entrada ou saída), mesmo os que não necessitem de ajuste. 3 | Realize o download do relatório:
Ver todos